Unha de cachorro inflamada, como tratar se o cachorro pula de dor cada vez que você toca?
O problema é sério pois a área pode estar muito sensível. Às vezes os cães nem se animam a caminhar, por isso que os tutores se dão conta de que algo está acontecendo. Na medida em que os tecidos ao lado da unha do cachorro ficam inchados, ele começa a lamber e a mancar. E quanto mais ele lambe, mas resseca o ferimento e pior se torna seu aspecto.
Segue abaixo algumas dicas do que pode ser feito com unha de cachorro machucada. Mas atenção: seu pet tem de ser obediente e confiar em você. Caso contrário, não são pequenas as chances de ele te morder. Isso porque a dor pode ser terrível e pode estar a unha do cachorro sangrando. Considere o uso de mordaça de ele for muito agitado.
E NUNCA! Jamais pense em arrancar ou cortar uma unha de cachorro inflamada. Primeiro porque a dor é cega, e segundo porque seu pet não vai nunca mais permitir de bom grado uma nova aproximação.
Unha de cachorro inflamada, como tratar
- Lave o ferimento com água morna e um pouco de sabão neutro;
- Mergulhe a unha machucada – com pata e tudo – em uma bacia com uma colher de iodo;
- Aliás, nunca passe produtos que causem ardência diretamente no ferimento, como iodo e creolina;
- Seque com toalha papel dando pequenas “batidinhas” no local, não esfregue;
- Deixe alguns segundos envolto em papel toalha para absorver bem a umidade;
- Use pó-antisséptico pois trata-se de ferimento úmido;
- Pode colocar pomada com antibiótico, mas seu uso é limitado porque a infecção pode ser profunda; ademais, a pomada pode não ter efeito nenhum se os tecidos se tiver muita secreção (pus)no ferimento;
- Se o pet permitir, diminua o tamanho das outras unhas com alicate especial para unha de cachorro;
- Faça um curativo envolvendo todo o pé para reduzir a dor e a possibilidade dele em ficar batendo com ela pelo chão ou nos móveis da casa;
- Saiba que qualquer encostãozinho causa dor e isso vale quando ele caminha;
- Troque o curativo diariamente por 7 dias.
Quando a inflamação da unha de cachorro complica?
Saiba ainda que, no que se refere a ferimentos, a água é sempre um grande remédio. Logo, lave a pata do seu cão, lave, lave e lave. E se achar que já está suficientemente limpa, lave novamente. Cabe lembrar, no entanto, que o problema pode ser FUNGO, e não bactéria, microorganismo este que responde melhor ao tratamento acima descrito. Nesse caso, seu pet terá de fazer uso de medicação antifúngica e o ferimento deve estar sempre seco. Sendo assim, veja se ela também não apresenta feridas redondas pelo corpo. É um indício de cão contaminado por fungo. Contudo, fungos de unha podem ficar restritos a essa parte do corpo.
Se o problema é bacteriológico (pus no ferimento), lavagens por si só já podem resolver, mas saiba que é possível seu mascote ter de fazer uso de antibióticos via oral ou injetável para conter a infecção. Às vezes, por ser extremidade, o animal bateu com a pata em algum lugar e feriu profundamente os ligamentos que unem a unha ao tecido, área que, uma vez inflamada,incha os tecidos adjacentes, por isso o dedo aumenta de tamanho. Se prosseguir mais quatro dias com dor ou se a secreção persistir, considere a possibilidade de uma visita no veterinário.