Dentre os cuidados com cachorro recém-nascido que você deve ter, alguns fazem muita diferença e podem garantir um desenvolvimento saudável dos filhotes. Se tiver tempo, procure nesse blog a categoria “gestação e parto” e tire suas dúvidas sobre o que esperar no parto de sua cadela. Mas se você acaba de encontrá-la com filhotes nascidos, siga a leitura.
8 importantes cuidados com cachorro recém-nascido.
-
Umbigo
Nunca negligencie a higiene do umbigo do filhote porque isso pode matá-lo. A cadela, contudo, aprende a fazer isso muito bem e não raro o umbigo já vem rasgado de dentro dela. Mas se ela não está fazendo um bom trabalho, por ser a primeira vez, talvez você tenha de dar uma mãozinha. Sendo assim, se estiver acompanhando o parto, aperte o que sobrou do umbigo com um algodão embebido em álcool iodado; leia aqui sobre cortar umbigos de filhotes recém-nascidos se você está auxiliando no parto.
-
Sufocamento
Não costuma ser frequente, mas cadelas de primeira viagem ou obesas podem deitar em cima de seus filhotes sem perceber. Ofereça uma cama espaçosa porque lugares apertados, bacias, por exemplo, podem promover esse tipo de acidente.
-
Mãe comer filhote
Mais raro ainda, mas pode acontecer de a cadela comer os filhotes, ainda mais se ela for um animal inseguro e assustado. Ela pode começar a cortar o umbigo do filhote com a boca e por razões de estresse emocional, engoli-lo. Todavia, isso não é maldade. Muitas vezes ela quer simplesmente colocar para dentro o que de dentro dela saiu.
-
Material da cama
Cuidado com tecidos e texturas que você escolher para forrar o ninho onde ficará a mascote com seus filhotes. Às vezes eles vão entrando entre as dobras, podendo sufocar. Dessa forma, a mãe não percebe que a bolinha no meio do cobertor é um filhote e deita sobre ele.
-
Unhas
Dentre os cuidados com filhotes recém-nascidos de cachorro que devemos ter estão as unhas deles. Ademais, unhas nascem bem afiadas e podem enganchar no forro escolhido para ser cama da família. Corte a pontinha, mas só a pontinha, apenas para evitar que o filhote se tranque, o que impede que se desloque até a mãe para se aquecer;
Qual o intervalo de tempo entre o nascimento de um filhote e outro?
-
Frio
O frio pode matar filhotes, por isso deve ser sempre ser evitado. Mesmo que seja verão, o ventre de um cachorrinho recém-nascido exposto por 30 minutos diretamente no piso frio de uma cozinha pode ser vítima de hipotermia e isso fará dele o filhote de cachorro mais fraco da ninhada;
-
Amamentação
Por fim, verifique se todos os filhotes que nasceram estão mamando. O ideal seria você reservar o colostro, aquele primeiro leite repleto de imunoglobulinas – a defesa do filhote – para todos os bebês. Via de regra, quem nasce primeiro se beneficia mais disso por ingerir mais leite. Na medida do possível, permita aos que cheguem depois mamarem em uma teta que ainda não foi de toda sugada pelos irmãos mais velhos. Você corre o risco de esse ser o “fracote” da ninhada.
-
Suplementação
Em caso de ninhadas numerosas, com cerca de quinze a vinte dias, seria interessante você diminuir a carga de sua mascote oferecendo alimento para os filhotes. Em ninhadas menores, contudo, quando a cadela não fica sobrecarregada, você pode ir direto para o que dar de comer para filhote de um mês.
Últimas Dicas
- Não deixe faltar água e comida para a mascote;
- Respeite o ninho e não a submeta a grandes tensões;
- Não faça de sua ninhada “ponto turístico” para os vizinhos;
- Não permita que o local seja frio ou abafado demais;
- Troque o material da cama. A urina dos filhotes costumas deixar molhado e com odor ruim;
- Se tiver mais mascotes pela casa, deixe-a em uma área mais privativa. Fêmeas com filhotes podem se tornar perigosamente agressivas;
- O mesmo cuidado vale para as crianças;