Como saber se o cachorro foi picado por escorpião amarelo é páreo duro de descobrir. A não ser que você testemunhe o acidente, três fatores podem levar a crer que seu cachorro levou uma picada de escorpião. E se o veneno pode matar uma criança, imagine o que acontece com um Pinscher.
- Cachorros vivem com os narizes onde não devem. Se você o viu remexendo em um canteiro de lixo, entulho ou planta e de lá saiu gritando, preste atenção nos itens a seguir:
- Ele está com dor em algum ponto do corpo que se mostra vermelho ou inchado;
- Depois de alguns minutos, ele apresenta sinais nervosos.
Mas o que são sinais nervosos?
Como é difícil saber se o cachorro foi picado pelo escorpião amarelo, e para não deixar seu pet sem atendimento veterinário, memorize a seguir os sinais que podem revelar que seu cachorro está sob efeito de venenos.
- dor local
- vômito
- hipermotilidade intestinal (diarreia)
- agitação excessiva
- pupilas dilatadas
- desorientação
- problemas e dificuldades respiratórias
- convulsões e tremedeiras
- desmaio
- arritmias cardíacas.
Salivação e confusão mental costumam ser a queixa mais comum dos tutores de áreas rurais, onde se vê alguns acidentes, porque deixa em evidência que uma substância estranha tomou conta do corpo de seu cão.
Mas de onde veio esse comportamento?
Pois é, na dúvida de que tipo de envenenamento foi submetido seu pet – pode ter sido aranha ou cobra – uma vez tonto e sem coordenação motora, pegue-o o mais rápido possível e leve-o para assistência veterinária. Alterações cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e edema pulmonar, são as responsáveis pelo quadro que se agrava e que pode levar seu mascote à morte. E como não existe antídoto para neutralizar o veneno circulante para o escorpião, o jeito é neutralizá-lo combatendo os sintomas. Esse é o tratamento para picada de escorpião em cachorro. Dessa forma, se estabiliza os sinais vitais do paciente. Ou seja: mascote de pequeno porte, uma vez envenenado, só terá chance se recorrer a um hospital veterinário.
Lembre-se de que maiores serão as chances de ele sobreviver a uma picada quanto menor for o tempo transcorrido até o início do tratamento. Saiba ainda que quantidade de veneno e tamanho do pet também são levados em consideração para a recuperação do pet. O problema é que nunca seremos a quantidade de veneno que foi inoculada, daí ter de deixá-lo em recuperação.
O que fazer para evitar acidentes com mascotes
Todos os cuidados que vem sendo explicados nas escolas pode ser aplicado para defender também seus animais, a saber:
- Locais úmidos e escuros podem albergar o escorpião, assim como terrenos baldios;
- Evitar restos de construção civil como madeira e pedra;
- Evite acúmulo de lixo;
- Chame uma empresa especializada e verifique a necessidade de dedetizar;
- Não mate lagartixas;
- Evite situações que acumulem baratas, o alimento dos escorpiões;
- Mantenha limpos ralos e pias.
Apesar do todos os cuidados, ele ainda assim pode aparecer em flores e hortaliças comprada em locais infestados, e assim ficar escondido no quintal, o que vai dificultar, e muito, como saber se o cachorro foi picado por escorpião amarelo.
Sobre o escorpião no Brasil
De acordo com a professora de Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul, Cátia C.P. Barata, existem 1.400 espécies de escorpiões no mundo e 75 delas estão no Brasil. Nesse grupo está o famigerado escorpião-amarelo, artrópode que agora pode ser encontrados tanto em área urbana quanto rural. Nessa recente invasão no Estado, muito se falou sobre a proteção das crianças, mas pouca gente se lembrou que em termos de meter o nariz em local onde não é chamado cachorros são campeões e, em função disso, muito mais vulneráveis a picaduras. Além disso, são menores, e por definição o veneno se alastra com maior velocidade. Os efeitos que uma mesma quantidade faz com o organismo de uma criança de 12 anos é bem diferente se comparado ao estrago visto em um Chihuahua, por exemplo.
Sobre o escorpião amarelo
O assunto merece ser revisado pois, diferentemente dos humanos, não existe antídotos para pets. “O veneno do escorpião é mistura de proteínas e aminoácidos com ação neurológica porque atua nos canais de sódio”, explica Cátia. Dessa forma, se despolariza membranas nas terminações nervosas periféricas, razão pela qual seu pet terá manifestações nervosas.
Os estudos são escassos quanto a quantidade de veneno que pode matar um animal pequeno. Sabe-se que texugos são imunes ao veneno de determinados cobras mas não se sabe qual a quantidade que pode ser fatal a um animal de pequeno porte, mais um motivo para você não deixar seu pet tentar se soerguer sozinho. Intoxicações e envenenamentos demandam alguns dias em uma clínica veterinária até as funções se estabilizarem.
Apesar de atuar na Clínica Veterinária Dr. Álvaro Abreu, nos municípios de Canela e Nova Petrópolis, locais contendo muita área verde, Dr. Cátia ainda não atendeu animal de estimação picado por escorpião amarelo.
Leia ainda: