Saber se o cachorro quebrou ou torceu a pata para uma pessoa leiga não é nada fácil. O que se verifica em alguns casos é o cachorro dar aquele grito depois de uma queda, ou o súbito aparecimento dele mancando. Alguns sinais são evidentes, como uma pata que aparece torta; outros são mais sutis. Seguramente é com auxílio de um profissional, e até mesmo de diagnóstico por imagem, a forma mais eficiente para tirar essa dúvida, mas a gente tenta te auxiliar com algumas observações aqui na sequência da leitura.
Como saber se o cachorro quebrou ou torceu a pata
Alguns sinais deixam claro que seu cachorro está com a pata quebrada ou torcida.
- gritou forte quando se machucou?
- tem sangue o ferimento?
- danificou muito a pele essa batida ou queda que ele teve?
- está lambendo muito a pata?
- urra de dor se você tocar?
- está gorda ou inchada a pata afetada?
Tudo isso servirá para o veterinário, uma vez apalpando a pata do cachorro, saber se está diante de uma fratura(quebrou), luxação(saiu do lugar) ou sensibilidade muscular. Aliás, esta última é a mais tranquila de ser resolvida. Fratura feia, aquela coisa horrorosa que precisa de auxílio imediato, pode ter certeza que é uma situação inconfundível porque a pata do cachorro não fica reta ou até tem osso para fora da pele dele. Ainda que seja seu caso, calma, não é tão fácil assim morrer imediatamente por causa de pata quebrada ou torcida.
Quando a fratura é evidente
Algumas fraturas são evidentes. O sinal mais alarmante fica por conta daquele em que o osso está exposto fora da pele do cachorro. Da mesma forma, às vezes se percebe que a pata do mascote está fora do “eixo” normal. Se é seu caso, não tem o que discutir. É levar seu pet ao veterinário tão logo você conseguir. Fraturas devem ser tratadas no dia, ou no máximo três dias depois do ocorrido.
Depois de 5 dias, tudo fica mais complexo quando o assunto é cachorro que quebrou ou torceu a pata. O tratamento para casos assim também é rigoroso porque o osso, uma estrutura que era para estar estéril e limpinha dentro do cachorro, está do lado de fora, em contato com o ar e pegando muitas bactérias. O pós-operatório é rigoroso e é necessário fazer uso de antiinflamatórios e antibióticos por um longo tempo, além de fisioterapia e um bom período de descanso para ver se a pata quebrada do cachorro volta para o lugar.
Quando a fratura – ou a torção – não é evidente
A gritaria foi grande, e logo depois o cachorro encolheu a pata e não quis mais caminhar. E agora? Como saber se o cachorro quebrou ou torceu a pata?
Profissionais, ao apalparem o foco, sabem se estão diante de um osso quebrado ou de uma torção, mas manipular um osso fraturado causa uma dor muito grande no animal. Às vezes você percebe que a pata do seu mascote perdeu o formato original. Isso quer dizer que seu cachorro teve uma fratura fechada, ou seja, o osso não saiu para fora da pele e é bem mais fácil de resolver essa fratura. Sinais que aparecem na pata quebrada do cachorro são:
- inchaço
- dor local
- cão andando com a pata recolhida
- sinais de muita dor.
Mas atenção!!! Luxação, torção e contusão, em um primeiro momento, podem ter sinais semelhantes que é o inchaço, a dor e a claudicação (a manqueira do cachorro). A diferença é que na contusão, isso dura menos dias. Na fratura e na luxação, esses sinais duram por mais dias podendo ser até mais de uma semana.
Cachorro machucou a pata e está mancando, mas não sangra nem tem ferimento
Nesse caso, seu pet pode ter tido também uma fratura fechada, contusão muscular ou luxação de patela, ou seja, ele pode ter tirado o joelho do lugar, o que muita gente descreve como cachorro que torceu a pata. Mas na verdade, ele torceu foi o joelho.
Segue abaixo alguns sinais que podem te ajudar a esclarecer:
- Se seu cachorro está aparentemente incomodado, mas sem dor constante, podemos desconfiar que se trata de um quadro muscular, casualmente o mais tranquilo de se tratar.
- É possível, quando for assim, você ficar em casa e observar o que seu pet está fazendo. Isso porque não é raro eles mancarem por apenas um dia ou dois e já voltarem à ativa.
- Porém, dificilmente um cão com a pata quebrada arrisca apoiá-la no chão nos dias seguintes porque dói muito.
- Em caso de torção, a ruptura de ligamentos do lugar põe fazer com que a pata do seu cachorro fique “solta“, isto é, ele pode caminhar com a pata voltada para dentro ou para fora do eixo normal.
- No caso da torção, pode acontecer de o cachorro caminhar estranho, dar pequenos “falsetes” com o pé que não encosta no chão, dando a impressão de que está varrendo suavemente o piso onde passa, mas sem encostar as almofadinhas plantares no chão. Isso também vale para luxação de patela (joelho do cachorro).
- Pequenas fraturas, dessas que não condenam a pata, também causam um quadro semelhante. Só que essas pequenas fraturas podem até ser resolvidas sem tratamento, Já as torções e luxações não voltam para o lugar e esse modo de caminhar do cachorro se prolonga por meses.
Cachorro machucou a pata e está com ela erguida
Isso não deixa de ser uma variação do que foi descrito no item acima. Só que ao invés de mancar, o cachorro recolheu a pata. Pode ser dor muscular, e seu cachorro preferiu recolher o membro em vez de mancar. De qualquer forma, não podemos descartar fratura nem torção. Mas mesmo que tenha sido caso de osso quebrado, não precisa sair correndo para o atendimento veterinário se você ainda não tem certeza de que se trata disso. Pode-se esperar pelo dia seguinte, inclusive é interessante para ver como se comporta seu mascote. Lembre-se de que pode ser apenas muscular. Mas se a dor persistir e a pata estiver inchada, busque ajuda porque pode ser fratura.
Uma torção também pode prolongar a sensibilidade ao toque na pata do cachorro por alguns dias. A diferença é que, uma vez torcida a pata, o animal não volta a caminhar como antes. O cachorro está caminhando torto, com o “freio puxado”, desiste de subir escadas, de correr ou até mesmo de acompanhar o mesmo pique das caminhadas ao lado do tutor como fazia antes do episódio.
O que fazer enquanto se espera
No dia seguinte aos primeiros sinais de manqueira, pode acontecer de o inchaço se reduzir. Da mesma forma, a sensibilidade também pode perder força e seu pet começar a encostar a pata no chão. Ainda assim, não está livre de ter fraturado.
Um médico veterinário é quem vai apalpar o membro e perceber se existe crepitações que levem ao diagnóstico de fratura. Atenção que colocar bolsinha de água quente na pata nem sempre ajuda seu pet. Isso porque a água pode ajudar a vasodilatar a região, e dependendo da injúria, isso pode não ser benéfico porque promove ainda mais inchaço no local. O melhor a fazer é administrar antiinflamatório no seu cachorro, mas para isso você tem de passar por uma avaliação médica.
Outras considerações:
- Saiba que cachorro que lambe muito o pata machucada pode ter alguma coisa incomodando. Verifique se não há ferimento ou alguma pedrinha debaixo da almofadinha plantar – aquela parte que a pata encosta no chão. Às vezes ele quer remover algo que o está impedindo de andar normalmente.
- pata sangrando sempre é um problema porque pode contaminar, ter pus e células inflamatórias, quadro que exige tratamento mais prolongado. Sugiro, quando houver ferimento, que se busque assistência veterinária. Uma avaliação profissional também é interessante porque afasta o fantasma da fratura. E quanto antes seu pet tomar antiinflamatórios, melhor para ele;
- animal com muita dor ao toque é um sinal que não pode ser negligenciado. Lembre-se de que pata quebrada cursa com dor constante. Se ele está chorando muito, não vacile e procure ajuda;
- Se seu pet está mancando ms aparentemente não está reclamando, provavelmente é uma situação muscular, o que não quer dizer que não mereça tratamento. Um antiinflamatório sempre trará mais conforto quando cachorro machucou a pata e está mancando. Porém, muitas vezes basta um repouso de três dias para que ele volte a caminhar normal.
- Mas tenha em mente que cada dia despertado deve estar o cachorro mancando menos que o dia anterior. Cachorro que mancou durante esses três dias precisa ser melhor avaliado.
- E é claro, não comeu ou está quieto em um canto é porque a dor é latente.
- Por fim, o mais indicado para saber cachorro quebrou ou torceu a pata é procurar ajuda e diagnóstico especializados.