Quando nasce só um filhote na cria de gatas e cadelas pode ser frustrante para o tutor, pessoa que queria ter mais bebês em casa, mas saiba que isso pode ser perfeitamente normal e até esperado em raças pequenas. Gatas e cadelas mais velhas também podem ter o número de filhotes menor do que o esperado para sua raça e/ou tamanho. Os fatores que determinam quantos filhotes elas podem gerar estão na genética, assim como na idade delas. Agora, se sua dúvida é saber se ainda tem mais filhotes para nascer, tecle aqui.
Por que às vezes nasce só um filhote na cria de gatas e cadelas
Você não pode esperar que uma cadela da raça Pinscher tenha 6 filhotes por ninhada. Nesse quesito, a natureza é sábia. Esses animais precisam nascer pequenos para poder passar pelo canal do parto. Se forem numerosos, não apenas sobrecarregarão suas mães como também terão seu tamanho muito reduzido para poder a fêmea dar conta de sua nutrição. Por conta disso, fêmeas de raças pequenas costumam liberar menos óvulos se comparado àquelas de raças grandes. Isso explica porque Rottweiler pode ter 12 filhotes em um único parto enquanto um Poodle tem 3.
Caro que existem as exceções. Já vi cadela Dachsund dar 8 filhotes e Rottweiler parir 2. Como eu disse, existem também fatores genéticos que contribuem para aumentar ou diminuir esse número.
Problemas de fertilização
Isso também pode acontecer. O dia do acasalamento pode não ter sido favorável à fertilização de todos os óvulos e existem cadelas que, de fato, têm pouca produção folicular. Cadelas mais velhas, mesmo de raça grande, também passam a produzir menor número de descendentes. Uma Sheppdog de 3 anos de idade pode dar à luz 10 filhotes, mas quando atingir 6 anos , passar a ter 2 ou 3 filhos.
Não lamente por ter tido apenas um filhote de uma ninhada de gata ou cadela. Isso, por outro lado, é bom para ela. A fêmea não se sobrecarrega e o filhote tem 8 tetas a sua inteira disposição. Dificilmente esse filhote terá problemas devido à desnutrição ou falta de anticorpos mamados no início de sua vida. Filhotes em número reduzido é melhor para todos e gera pouquíssimo desgaste se comparado a ninhadas de crias numerosas.