A dose de insulina para um cão diabético tem a ver com o grau da enfermidade, a glicemia, bem como os níveis de corpos cetônicos que indicam seus exames. Por conta disso, a dose de insulina fica em torno de 1,0 a 2,0 Unidades por kilo de cachorro. Em um primeiro momento, o profissional vai preferir começar por pequenas doses. Isso porque altas concentrações de insulina também são prejudiciais ao organismo, uma vez que o cão sofrerá os efeitos da hipoglicemia(falta de energia no corpo).
Qual a dose de insulina para um cão diabético
A insulina começa a agir – depois de injetada via subcutânea – 1 a 2 horas depois. O efeito de uma aplicação pode durar de 12 a 24 horas, daí a necessidade de ajustar a dose conforme se verifica a glicemia do paciente. O ideal é atingir. Se for assim, tanto melhor pois seu cachorro vai receber apenas uma dose por dia.
Ao contrário do que se pensa, cães de estatura pequena podem começar a receber uma dose de 1 Ui/kg, ao passo que os cães grandes costumam receber 0,5 U/kg de insulina. O cálculo se baseia na superfície corporal e metabolização do hormônio. É melhor iniciar com doses pequenas pois altas doses podem reverter o quadro e fazer com que o animal sofra com as consequências de uma hiploglicemia.
Como aplicar insulina em cachorro
- Primeiramente, evite a formação de bolhas de ar quando puxar o êmbolo da seringa que deve ser aquela específica para insulina.
- Use-a preferencialmente apenas uma vez;
- Aplique a insulina via subcutânea (abaixo da pele);
- Peça para o veterinário aplicar nas primeiras vezes e aprenda observando;
- Esfregue ligeiramente entre as palmas da mão o frasco antes de usá-lo. Isso também reduz o sensação de gelado que seu pet receberá via subcutânea;
- Essa aplicação causa mais desconforto do que dor, mas costume varia o local da picada;
- Você tem toda a área das costas, pescoço e costelas do seu mascote para aplicar. Sendo assim, pergunte ao veterinário como se faz a aplicação por toda essa extensão.
Após a administração de insulina, seu cachorro terá de se alimentar com uma quantidade conhecida de calorias de alimento destinado para sua categoria, os dietéticos. Essa fração de alimento costuma ser dividida em duas tomadas: uma logo após a injeção de insulina e a entre 6 e 12 horas mais tarde. E nada de petiscos e alimentos nesse intervalo!! Para obter esse delicado equilíbrio é que recomenda-se deixá-lo internado por 5 primeiros dias. Isso porque a glicemia deve ser monitorada duas vezes ao dia e a dose costuma receber ajustes. Ainda assim, quando seu pet retornar para casa, retomará sua rotina, sendo então necessário novo reajuste na dose de insulina a ser aplicada.