Aquela insistente secreção no olho do cachorro pode ser nada, mas pode também ser sinal de doença. Logo, a remelinha que aparece no cando inferior do olho dos cães sempre merece nossa atenção.
A remela em cachorro em quantidade pequena e depois de uma boa noite de sono pode até ser esperada, mas atenção! Muitas cuidado! Muitas doenças também cursam com esse sinal e podem ser bastante sérias, com cinomose, pneumonia e glaucoma.
Secreção no olho do cachorro: atenção às doenças.
Problemas nos olhos dos cães costumam aparecer mais no verão em função da maior exposição do animal aos agentes causadores de doenças e traumatismos. Da mesma forma, contribui o ar seco para prejudicar a lubrificação do olho, o que impediria infecções. E não podemos esquecer das alergias. Isso porque uma das causas mais comuns de olhos vermelhos, secreções oculares e espirros em cães são as alergias.
Saiba que alguma patologias vêm acompanhadas pela secreção ocular em cães. Glaucomas, conjuntivites, inflamação nos olhos, pálpebra prolapsada e ferimentos nos tecidos adjacentes podem ser um exemplo disso. Algumas vezes o olho do seu mascote também aparece vermelho e há casos em que o olho parece estar pequeno, mas na verdade as estruturas ao lado dele é que estão inchadas.
Isso quando estamos nos referindo apenas ao olho do mascote. Secreção no olho de cachorro também pode ser devido à doença sistêmica, ou seja, aquela que debilita todo o organismo do animal. Cinomose e pneumonia são exemplos disso. E há quem relacione remela em cãezinhos pequenos com verminose.
Secreção escura e pegajosa: procure assistência veterinária
Mas atenção! Nem sempre remela é sinal de doença grave no cachorro. Algumas raças têm isso como características como por exemplo Poodles e Lhasa Apsos. Aliás, animais dessas raças exigem maiores cuidados com o pelo da face. Por outro lado, secreções que envolvem patologias são mais espessas, amareladas e pegajosas. Às vezes a secreção é tão abundante que acaba escorrendo do olho e grudando no pelo, fazendo o desenho de uma lágrima escura e pegajosa. Mas não se preocupe: se forem pequenas e com consistência fluida, pode ser excesso de produção de lágrima do animal.
Para saber se secreção no olho de cachorro pode ser sinal de doença procure o veterinário nas seguintes situações:
- olho vermelho
- olho inchado
- muita secreção
- sensibilidade à luz
- esbarrar nos móveis
- pálpebras inchadas
- secreções acompanhadas por espirros e descargas nasais
Na dúvida, o veterinário do seu pet pode dar o diagnóstico mais preciso.
E se a secreção no olho do cachorro for uma remela simples e inofensiva?
Se esse é o seu caso, uma limpezinha todas as manhãs ajuda a reduzir a mancha que a secreção costuma deixar no pele perto do olho. Assim, um algodão seco ou levemente umedecido com soro fisiológico pela manhã pode ajudar com a epífora, aquela mancha marrom no canto do olho do cachorro.