As causas de morte mais comuns em cachorro são, de longe, doença infecto-contagiosas. Isso é uma boa justificativa para que o tutor nunca descuide do período d vacinação de seu mascote. Isso, contudo, se verifica mais em populações de baixa renda, quando os animais são deixados à própria sorte. Por esse mesmo motivo, atropelamento se verifica como sendo outro exemplo de causas de morte mais comuns em cachorro. Mas onde há uma pessoa zelando pelo animal, contudo, suas chances de sobrevida seguramente são maiores.
As causas de morte mais comuns em cachorro
De acordo com essa observação, as causas de morte mais comuns em cachorro são:
- atropelamento
- doenças infecto-contagiosas, das quais pode-se citar:
# cinomose
# parvovirose
# hepatite infecciosa canina
# leptospirose
- doenças gastrointestinais que cursam com vômitos e diarreia.
Outras causas de morte
Animais mais reclusos, aqueles que vivem em apartamentos, obviamente estão mais protegidos das duas causas de morte mais comuns em cachorro. Contudo, esses cachorros elevam as estatísticas de animais mais longevos, e sendo assim, as consequências da idade avançada recai sobre seus organismos. Isso explica o número crescente de cães que acabam sucumbindo em função de outras doenças que são:
- cânceres
- doenças cardio-pulmonares
No entanto, cabe salientar que a incidência maior desta ou daquela doença acaba tendo uma forte influência da região onde cachorro habita, assim como a maneira como ele é criado.