Cachorro vomitando o que pode ser? Dois parâmetros você tem de ter quando vê o cachorro vomitando.
- idade (doenças, alimentação ou objetos engolidos)
- o que comeu duas horas antes (indigestão, objetos engolidos)
É a partir disso que o veterinário sabe orientar o passo seguinte. Saiba, contudo, que pode ser o início de uma doença do aparelho digestivo, ou ainda, uma doença que cursa com problemas gástricos. Mas também pode ser algo passageiro. Vamos por partes.
Idade
Se seu cachorro é jovem, menos de 8 meses, podemos pensar em doença infecciosa. Sendo assim, pense nessas três perguntas:
- Seu pet é vacinado?
- Teve contato com outros cães 20 dias atrás?
- É um animalzinho recolhido da rua?
Se a uma dessas perguntas você respondeu “sim”, temos de cuidar melhor seu caso. Vômito em cachorro jovem pode ser parvorvirose, giardia, coronavirose, cinomose, verminose, e, nos casos mais sérios, doenças que deixam o tutor de cabelos em pé. Mas também pode ser um mal passageiro. Se for doença, outros sinais vão aparecer nos próximos dias, e vamos primeiramente trabalhar com as estatísticas, ou seja, que o que seu cão tenha seja um passageiro desequilíbrio osmótico no intestino.
Outra possibilidade quando o assunto é filhotes de cães é objeto engolido. Nesse caso, a imaginação core solta: preservativo, brinquedo de criança, esponja, meia-calça, pé de cadeira, chupeta do bebê. Alguma coisa sumiu de cima da mesa? Por enquanto, aguarde, pois outros sinais entregarão o problema.
O que comeu duas horas antes
Esse tempo, sua horas, é o que costuma demorar para seu pet por para fora o que ficou no estômago sem ser digerido. Pode ser qualquer coisa, e não fez bem. Pode até ser um objeto em vez de alimento, mas se seu cachorro é adulto ou mais velho, as chances de ter brincado com um objeto a ponto de engoli-lo são remotas.
O que fazer quando cão vomita?
Por fim, se seu cão é adulto, o mais sensato é esperar. Mas seria interessante verificar se ele tem febre. Não é incomum cães sentirem algum mal-estar e vomitarem. É uma defesa, na verdade, é remover o que está incomodando. De certa forma, vômito é até desejável porque expulsa o que está ruim e que pode gerar ainda mais contratempos. Se permanecer no aparelho digestivo, esse mal-estar vai se refletir no intestino e, assim sendo, seu cachorro terá diarreia. Aliás, não é incomum horas depois de um vômito aparecer diarreia. Mas em geral, dois a três dias já resolvem esse problema, e o humor de seu pet fica pouco alterado nesse período. Talvez ele não queira comer, mas no final do segundo dia já poderá cheirar a comida e se alimentar normalmente no terceiro dia.
A propósito, não force alimentação se ele não quiser. Deixe o estômago vazio para se recuperar das cólicas.
Cachorro vomitando o que pode ser?
Se passado o segundo dia, seu pet ainda vomita e nada come, temos problemas. E se ele tem febre, complica bastante. Assim, é chegada a hora de pesquisar a razão desse vômito. Se cursa com diarreia, temos problemas pois seu pet pode estar sofrendo de doença infecciosa, pode estar com infecção intestinal ou o objeto engolido está prejudicando os tecidos intestinais.
Não espere, leve ao veterinário.