Como escolher o veterinário do meu pet pode complicar seu sono. Eleger quem vai cuidar do seu mascote nem sempre é tarefa fácil. O dia da primeira consulta se aproxima, e pode até já ter passado do tempo, o que é bem comum. Pessoas levam um animal para viver sob o mesmo teto sem ter tempo de ver a questão. Agora seu pet está na sua casa, mas um turbilhão de dúvidas começa a aparecer. E alguém pergunta: “Por que você ainda não levou no veterinário?”. A resposta, porém, não podia ser mais simples: “Porque não conheço nenhum”.
Um recém chegado no universo pet pode não tem muita referência para escolher quem vai cuidar do mascote. São tantas as opções que às vezes fica difícil bater o martelo. A indicação de um amigo, parente, vizinho ou colega já é um bom começo, mas nem sempre o que vale para um, vale para o outro.
Deslocar-se até a pet mais próxima de casa é outra forma de começar a construir relações com gente da área, mas se seu bichinho precisar de um atendimento urgente e especializado, você estará mergulhado na mesma situação inicial – perdido e sem saber quem escolher – só que desta vez com a urgente necessidade de ter um número de telefone na mão.
Como escolher o veterinário
Para fazer sua escolha, alguns quesitos são básicos e não podem faltar em nenhum profissional. Contudo, sendo o paciente um animal, criatura que se faz ser compreender por gestos e expressões, a sensibilidade é fator crucial. Por isso, até se confirmar que o profissional escolhido atende suas expectativas pode levar algum tempo.
Abaixo seguem algumas dicas que podem ajudar a selecionar o profissional que vai acompanhar a saúde de seu melhor amigo:
PROXIMIDADE DE CASA
Se seu animal é peludo e exige toalete fora de casa, uma pet nas proximidades é uma boa opção, ainda mais para quem não gosta de usar muito o carro. De quebra você e seu mascote já fazem uma boa caminhada até o local. As pet shops costumam ter um veterinário e, em caso de aperto, você não está longe de ajuda e terá atendimento de uma equipe que conhece seu mascote.
DISPONIBILIDADE PARA ATENDER EMERGÊNCIAS
A exemplo de crianças, nunca se sabe quando um mascote vai ficar doente. Antes de sair correndo para receber atendimento, um telefone para o veterinário de seu pet pode diminuir a ansiedade. Ele pergunta, esclarece, e pede para serem feitos alguns procedimentos que podem até mesmo reverter o quadro que o preocupa. Em nada resolvendo, justifica atendimento médico, mas pelo menos você já tem maior noção do que está acontecendo. Mesmo que este profissional não tenha plantão 24 horas, saberá indicar a quem recorrer.
ATENÇÃO E CARINHO
Pet assustado gosta de receber mimos e afagos. Porém, há quem se sinta bem em ser atendido por um profissional de postura menos amorosa. Existem pessoas que se identificam melhor com gente assim, mas evite abrir mão da competência e conhecimentos.
SERENIDADE
Animais são criaturas sensíveis. Quando adoecidos e manipulados em sua dor por mãos humanas, melhor é que sejam as de um profissional tranquilo e que compreenda essa particularidade do paciente. Estar ao lado de pessoas mais agitadas, com um toque mais pesado, não contribui em nada com a segurança de que eles necessitam.
CURRÍCULO
Saber onde estudou o veterinário e seu aprimoramento em outras instituições pode ser interessante, ainda mais se a necessidade do pet requer um especialista em cardiologia, dermatologia ou odontologia, por exemplo.
HIGIENE
Elucidando a pergunta de “como escolher o veterinário do meu pet”, saiba que não apenas conhecimento técnico deve ser observado, mas também a higiene do local. Clínicas veterinárias recebem muitos pacientes, o que facilita transmissão de doenças.No entanto, devem impedir que o pet entre para tratar um problema e saia com outro adquirido de terceiros.
FACILIDADES
De fato, saber que o local que você vai frequentar com seu pet dispõe de automóvel e outros veterinários para se revezarem nos horários de plantão é outro fator importante a ser considerado. Para escolher o veterinário de seu pet, o profissional deve facilitar sua vida. Mas se você é daqueles que gosta de frequentar apenas pet shop de banho e tosa, nada de estresses. Porém, verifique se a equipe tenha condições de fazer boas indicações quando você precisar.
Apesar de todas essas considerações, cabe lembrar que a opinião das pessoas se forma mais em cima de percepções do que de fatos. Sendo assim, aquele profissional carequinha e com o sorriso amarelado mais simpático pode cair na sua graça. Independente de quantos certificados ele tenha exposto na parede. Percepção é algo sui generis e vai de cada um a sensação transmitida durante a consulta. Uma vez que sua intuição é levada em conta, acabou a dúvida: está aí o profissional mais indicado para trazer segurança para você e bem-estar para seu pet.
fotos pixabay
Talvez interesse: