Beira do mar é perigoso para o cão, sim. Embora proibido, a presença de animais na praia é comum. Naquelas mais longínquas, porém, se verifica a presença deles levados por seus donos, muitos dos quais até pescadores.
Beira do mar é perigoso para o cão
Verminose
Para aqueles que ficam à beira-mar com seu pet, o sol não é a única preocupação pois a areia é outro problema. Eventualmente, podem ser encontrados ovos de parasitas deixados pelas fezes contaminadas de cães abandonados ou que não recebem medicação contra verminose. E assim seu pet, uma vez estando em casa, pode dar início ao ciclo do parasita.
Pulgas
Da mesma forma, o mato próximo às dunas também ter sido utilizado por algum desses cães. Ou seja, um simples passeio pelo local pode fazer com que seu pet seja alvo de ácaros e pulgas deixadas pelo animal portador. Por não sabermos o histórico, tanto dos meses anteriores ao verão quanto de inverno, beira do mar é um perigo para o cão. Por isso é importante um banho de água doce antes de seu cão entrar na casa de veraneio nos dias em que ele sair.
Queimaduras
Acontece, em especial nos cães de pele clara, mas focinhos e pontas de orelhas também podem aparecer com rachaduras e descamação. Atenção redobrada aos cães com nariz “desbotado” porque é deles a maior sensibilidade.
Últimas considerações
Por fim, saiba que tratamento preventivo para ácaros e pulgas, tanto tópico quanto oral, nunca deve ser negligenciado, ainda mais quando a família permanece na casa de veraneio. Os produtos pulicidas, se esquecidos na cidade, podem ser encontrados em lojas especializadas também no litoral. Eles não impedem o contato do seu pet com o parasita, mas dificultam o início de um novo ciclo. Isso vai acontecer em caso de suspensão do tratamento. Por isso a importância de combater a primeira pulga e o primeiro sinal de coceira em seu pet no verão. Dessa forma, está o tutor não apenas estancando o problema, mas também evitando que o pet volte para a cidade pulguento.
Aliás, quem ficou na cidade pode aproveitar para acabar com as pulgas no quintal.