Por que cachorro não pode comer chocolate? Porque dois de seus componentes, teobromina e cafeína, são tóxicos para seu organismo. A gente já chamou atenção outras vezes, mas nunca é demais discutir sobre o tema. Ninguém está livre de uma criança oferecer a guloseima para o mascote, ainda mais na Páscoa. Da mesma forma, um ovo de Páscoa pode ser “roubado” de cima da mesa por um cão curioso. Por isso vale a pena conversar com os pequenos e tentar convencê-los de que alimentação de mascote não é brincadeira.
E olha que esses acidentes são bastante comuns e você só descobre porque lá está o papel do embrulho todo revirado e seu pet feliz da vida no meio de uma borra grudenta de cor marrom colado em volta do focinho.
Por que cachorro não pode comer chocolate
Saiba que chocolates do tipo amargo são os que oferecem mais risco para desenvolver um quadro de intoxicação. Isso pode acontecer horas depois de seu pet ter se refestelado com o alimento, e vai depender da quantidade ingerida e do porte físico dele para dar início aos sintomas, por isso nem sempre você relacionar o quadro clínico com a ingestão do chocolate.
Se seu pet foi flagrado grudado no seu ovo de Páscoa, não vacile em levá-lo ao médico-veterinário, nem que seja para ficar em observação. De rápida absorção, estas substâncias, ao caírem na corrente sanguínea, atingem o sistema nervoso central e ocasionam excitação. Assim, em pouco tempo seu pet poderá ficar ofegante e apresentando tremores inexplicáveis, vômitos e diarreia. Cabe lembrar que uma barrinha de 120g – de chocolate amargo – fornecida em uma única vez pode ser fatal para um cãozinho de dois quilos.
Quer fazer um agradinho? Ofereça um petisco elaborado por experts. Uma frutinha(saiba quais) também sempre cai bem, mas mesmo com tantos mimos pode acontecer de seu pet querer se grudar justamente naquele ovo gigantesco de papel dourado, o petisco gordo e suculento que você descobriu com o pacote todo revirado em meio a um pet feliz e lambuzado. Por conta disso, todo cuidado é pouco, e o melhor a fazer é deixar os ovos de Páscoa em locais altos e bem escondidos também das crianças.
Foto: Pixabay