Dói, eu sei, mas a verdade tem de ser dita: não é bom dormir com cão nem gato, embora isso nos faça sentir um pedaço do paraíso. Mas é aquilo: se conselho fosse bom, a gente vendia. Se você é doido por seu pet, esqueça as particularidades que a afastam da cama porque, afinal, o que importa mesmo é ser feliz!
Mas sempre é bom saber as razões que justificam abrir mão do prazer de dormir agarradinho com aquela bola peluda que, para dificultar as coisas, também adora pular para cima de sua cama quando o sono se aproxima.
Saiba porque não é bom dormir com o cão nem com o gato.
1. Dependência
Você está casada e seu trabalho exige muitas viagens? Hoje pode ser que nada disso seja realidade, mas você pode prever o futuro? Então facilite sua vida e crie um mascote mais independente pelo bem dele e o seu. Não queria, mais tarde, que seu pet sofra de ansiedade de separação.
2. Higiene
Lembra aquele dia que seu pet rolou a valer na grama do parque? Pois é, e tomou banho depois? Provavelmente não, lamento informá-la mas o risco de você ter levado para sua cama coliformes fecais não é pequeno, e se seu pet dorme no seu travesseiro, as conseqüências podem ser ainda piores para quem tem rinite. Sua cama pode se tornar um albergue de pulgas, ácaros e fungos, o que é prejudicial a saúde dos dois.
3. Sono interrompido
Pet na cama pode ser sinônimo de sono “leve”. O medo de rolar em cima do animal, ou o mexe-mexe da troca de lugar impede que você mergulhe a fundo no merecido repouso. Sendo assim, você não dorme, mas fica sempre no limiar do sono. A gente não percebe, mas estamos atentos a movimentação e ruídos do pet que dorme ao lado. Isso, com o passar do tempo, afeta negativamente a qualidade do sono. E se você já tem problemas para dormir, aí já viu.
4. Desconforto
No inverno pode ser interessante você ter um animal com dois graus a mais de temperatura corpórea do lado. A sensação pode não se bem vinda nos meses de verão, mas ainda assim o que vale é a companhia. Só que seu pet, acostumado ao mimo, não quer saber em que estação estamos. E se for afastado da cama, nos dias quentes de verão, pode se sentir ressentido;
5. Fisiologia
Vocês tem ritmos cardíacos distintos e sensibilidades diferentes ao frio e ao calor. Enquanto você precisa de um ar condicionado bem em cima de sua cama nos meses quentes, seu pet pode passar a noite toda espirrando por conta disso.
Falando em espirros, atenção para pet com rinite pois podem acordar com o nariz entupido.
6. Acidentes
Não pense que é raro. Tem pet que se fere feio com dono rolando acidentalmente por cima. Mas o mais comum é ele, o dono, levar aquela mordida de um animal, mascote que acorda assustado e com dor, e por causa disso não distingue, na escuridão da noite, que aquela coisa que estava na sua frente era o rosto do dono.
7. Alergias
Alto lá! Não culpe seus pets por ter acordado com o nariz entupido. Se você não quer abrir mão do prazer de dividir o leito com seus mascotes, converse com seu médico para contornar a situação. Além disso, seus pet podem ser a vítimas disso tudo. Não raro são eles quem acordam com os narizes entupidos.
Entendeu por que a maioria dos médicos condena a prática? Isso não quer dizer que você não possa compartilhar da cama com seu pet, mas esteja atento à higiene e sinais de alergia em vocês dois.
Ainda não está convencida a deixar o Totó do lado da cama? Então lembre que animais que dormem com seus donos tendem a ser mais possessivos, inseguros e até mesmo ansiosos. Se ele precisar ficar separado de seu dono ou se for necessária sua internação, sua recuperação poderá ser prejudicada por sentir sua ausência, sofrimento esse que também é um dos motivos para justificar criar um pet com mais autonomia.