Não negligencie pus na pele do cachorro porque isso tende a piorar e os efeitos podem ser. A dermatite canina – uma das causas de pus na pele do cachorro – pode ser tratada em casa, sim, se for uma área pequena, não já complica o tratamento se for maior de dois centímetros. O problema não é o tamanho, mas a fonte causadora.
Se for dermatite por lambedura, por exemplo, você não cura se ela não for interrompida em sua essência. Neste post fica uma dica de limpeza para dermatites pequenas e isoladas em um cachorro que se feriu e teve a injúria contaminada a ponto de criar pus na pele. No entanto, não resolvendo com limpeza e lavagem, se torna indispensável a avaliação de um médico-veterinário. Isso porque tratamento por longo período com antibióticos via-oral deverá ser administrado em seu pet.
Saiba ainda que deverá ser descoberta e combatida a causa responsável por seu cachorro estar com a pele machucada e com pus.
Quando começou o pus na pele do cachorro?
O que causa pus na pele do cachorro são bactérias. O nome disso é dermatite. E se elas estão na pele é porque conseguiram quebrar a barreira de proteção que o tegumento tem contra elas.
A bactéria pode ter sido invasiva, ou seja, por conta própria ela conseguiu se reproduzir sobre a pele do animal. Mas o mais comum é esse tegumento estar fragilizado devido a algum problema que quebrou a barreira natural. Falta de oleosidade e questões envolvendo o sistema imune do cachorro costumam estar presentes nesses casos. Sendo assim, é necessário se lembrar em que momento começou o pus na pele do cachorro, como por exemplo:
- lambia frequentemente a região que agora tem pus;
- coçava ou mordia a pele afetada;
- mordida de outro animal;
- esteve doente alguns dias antes de ter início o pus na pele;
- sofre de alguma doença crônica, como hipotiroidismo e diabetes;
- teve parto recente;
- trocou de moradia ou de tutor.
Perceba que o fator emocional também é um critério que deve ser considerado como causa de pus na pele do cachorro.
Como tratar pus na pele do cachorro
A melhor maneira de tratar pus na pele do cachorro é com banhos e antibioticoterapia de uso oral. Também faz parte do tratamento interromper a fonte causadora da dermatite. Com a ajuda de um veterinário, identifique a causa provável da infecção de seu pet e preste atenção nos seguintes métodos profiláticos descritos abaixo.
Tratamento caseiro para a dermatite em cachorro.
- Primeiramente, corte com tesoura os pelos da área envolvida e a esterilize essa ferramenta com fogo ou iodo depois de usada;
- Falando em iodo, alguns passam diretamente na ferida, mas isso causa uma dor aguda no animal. O mesmo fazem com creolina. NUNCA TRATE FERIMENTO DE PELE COM PRODUTOS CORROSIVOS!!!!
- E um parêntese: não use iodo na pele de gato, é tóxico para ele;
- Lave o pus na pele do cachorro com água e sabão todos os dias pela manhã ou final de tarde;
- Saiba que de nada adianta passar pomadas para combater a infecção se a ferida não estiver lavada;
- Seque muito bem a região com papel toalha;
- Você pode até fazer uso por conta própria, mas saiba que poucas serão as pomadas que você tem em casa que terão efeito direto sobre a área com pus na pele do cachorro. O que pode fazer efeito sem comprometer a pele com produto errado é a lavagem;
- Se obtiver melhoras no segundo ou terceiro dia, fazer esse tratamento por dez dias;
- Caso contrário, seu pet precisa de uma avaliação de veterinário no terceiro dia após ter começado a limpeza do ferimento.
Não resolvendo em quatro dias, o médico-veterinário deverá ser consultado, e o que segue pode ser um dos tratamentos indicado por ele.
- Serão solicitados produtos que deixam a região mais seca ou mais úmida, dependendo da avaliação profissional;
- Aplicação de produtos anti-sépticos nos cães, como xampus terapêuticos;
- Antibioticoterapia de uso oral ou sistêmico (por meio de injeções), pode ser recomendada de acordo com a gravidade e extensão do problema;
- Medicação para fortalecer o sistema imune;
- Por fim, mas não menos importante, combate à causa primária do pus na pele do cachorro. Isso pode ser feito por meio de medicação que atenda ao desequilíbrio que seu pet vem atravessando, o que pode incluir seu sistema imune.
Causas emocionais
Saiba que a causa do pus na pele de cachorro pode ser emocional. Segue abaixo sugestões de práticas que trazem bem-estar ao seu mascote, uma ajudinha extra que ajuda a mantê-lo afastado de doenças.
- Manter o canil seco e ventilado;
- Escovar o mascote frequentemente, interação que permite um maior contato e troca de afetos entre tutor e mascote;
- Com essa prática, você descobre ferimentos na pele ainda no início;
- Além disso, você tem a chance de verificar a saúde da pele dele e remover pelos soltos que também abafam a pele e podem intensificar o problema;
- Conforme a necessidade, mantenha pelo baixo se seu pet tem tendência a dermatites;
- Mantenha o pelo sempre seco;
- Passeie com seu cão;
- Dê banho com xampus recomendados pelo veterinário. Ademais, a pele de seu pet pode estar precisando de uma hidratação ou produtos especial para um tipo específico de pele;
- Verifique a saúde endócrina de seu pet. Às vezes doenças como hipotireoidimso e diabetes afetam a integridade da pele. No entanto, essas patologias às vezes só são percebidas por meio de sinais secundários, como a fragilidade do tegumento e os consequentes problemas dermatológicos;
- Por fim, o uso de desinfetante no piso, onde seu cachorro deita, também deve ser reavaliado. Cresóis costumam irritar a pele do ventre do seu pet. Pergunte ao veterinário o que tem de mais seguro no mercado pet conforme o tipo de revestimento que você tem em casa.