Você sabe o que fazer com cachorro picado pelo escorpião amarelo? Primeiramente, a não ser que você veja o escorpião transitando pelo recinto, não há como ter 100% de certeza em afirmar que o motivo pelo qual seu cachorro saiu gritando do fundo do quintal foi uma picada de escorpião. Até porque picadura de aranha também pode ser bastante dolorosa. Mas como saber se o que feriu seu cachorro foi um escorpião?
Três fatores podem deixar você desconfiado sobre essa possibilidade.
- ele remexia um canteiro de obra, pedra ou lixo, e de lá saiu gritando;
- apresenta do em determinado local do corpo que parece inchado ou vermelho;
- apresenta sinais nervosos
Na dúvida, você não viu aranha nem escorpião, em se tratando de escorpião e cachorro de pequeno porte, não é recomendável retardar atendimento veterinário.
Mas o que são sinais nervosos?
Se o veneno do escorpião amarelo mata uma criança, imagine o que poderá fazer com um Pincher em poucos minutos. Então, memorize a seguir os sinais que podem revelar que seu cachorro está sob efeito de venenos, o que justifica você pedir ajuda veterinária imediatamente.
- dor local
- vômito
- hipermotilidade intestinal (diarreia)
- agitação excessiva
- pupilas dilatadas
- desorientação
- problemas e dificuldades respiratórias, como tosse
- convulsões e tremedeiras
- desmaio
- arritmias cardíacas.
Salivação e confusão mental costumam ser a queixa mais comum dos tutores de áreas rurais porque deixa em evidência que uma substância estranha tomou conta do corpo de seu cão.
O que fazer com cachorro picado pelo escorpião amarelo
Pois é, na dúvida de que tipo de envenenamento foi submetido seu pet – pode ter sido aranha ou cobra – uma vez tonto e sem coordenação, pegue-o o mais rápido possível e leve-o para assistência veterinária. O jeito é neutralizar o veneno combatendo os sintomas. Alterações cardiovasculares, como insuficiência cardíaca e edema pulmonar, são as responsáveis pelo quadro que se agrava e que pode levar seu mascote à morte. E como não existe antídoto para neutralizar veneno circulante para o escorpião, é necessário estabilizar os sinais vitais do paciente. Ou seja: mascote de pequeno porte, uma vez envenenado, só terá chance se recorrer a um hospital veterinário.
- Lembre-se de que maiores serão as chances de ele sobreviver a uma picada quanto menor for o tempo transcorrido até o início do tratamento.
- Saiba ainda que quantidade de veneno e tamanho do pet também são levados em consideração para a recuperação do animal.
- O problema é que nunca saberemos a quantidade de veneno que foi inoculada, daí a necessidade de deixá-lo em recuperação em um estabelecimento médico.
O que fazer para evitar acidentes com mascotes
Todos os cuidados que vem sendo explicados nas escolas pode ser aplicado para defender também seus animais, a saber:
- Locais úmidos e escuros podem albergar o escorpião, assim como terrenos baldios;
- Evitar restos de construção civil como madeira e pedra;
- Evite acúmulo de lixo;
- Chame uma empresa especializada e verifique a necessidade de dedetizar;
- Não mate lagartixas;
- Evite situações que acumulem baratas, o alimento dos escorpiões;
- Mantenha limpos ralos e pias.
Apesar do todos os cuidados, ele ainda assim pode aparecer em flores e hortaliças comprada em locais infestados, e assim ficar escondido no quintal, o que vai dificultar, e muito, saber se o fisco que seu cachorro está fazendo se deve à picadura de escorpião amarelo.
Leia ainda: