Parece pouco, mas ao saber 10 atitudes que deixam o gato mais irritado você vai se dar conta de que isso não apenas é verdade, como também já foram feitas bem aí na sua casa. Tem coisa que gato odeia e a gente insiste em fazer.
Tratar gato como se fosse gente pode deixá-lo bem irritado. Isso porque a maioria das coisas que fazemos para tentar agradar por vezes o gato não gosta que seja feto. E não é à toa: às vezes as atitudes promovem danos tão expressivos que podem comprometer a saúde, e até mesmo a vida do seu gato.
Ainda assim, cabe salientar que gatos são diferentes entre eles e que existem diferentes níveis de aceitação. Ou seja, enquanto um até que gosta de tomar um banho, o outro tem arritmias cardíacas se colocado dentro da banheira. Aí é com você, conhecedor do arquétipo mental de seu gato, saber as coisas que você faz que irrita o gato.
Confira abaixo:
10 atitudes que deixam o gato mais irritado
1)Descuidar da areia
Experimente caminhar sobre fezes para usar seu banheiro. O gato experimenta algo semelhante quando sua caixinha não tem a regularidade de troca adequada. Das duas uma: ou ele faz em outro lugar – e deixa voc6e louco – ou passa a reter a urina, o que é muito pior.
2)Brincar pouco e não ter brinquedos
Se nem uma pessoa agüenta ficar deitada o dia todo, gatos não são diferente. Uma coisa que deixa gato irritado é não ter o que fazer. E para fugir desse tédio, ele arranha seu sofá. E por conta disso você remove os móveis do local onde ele fica ou deixa seu mascote mais recluso. Se quer deixar seu gato mais satisfeito, dê brinquedinhos a ele. E não adianta deixar brinquedos e não participar das aventuras do seu bichano.
Começar uma brincadeira e acabar 15 segundos depois deixa seu gato pra lá de enfezado. Quando começar a interagir, permita-se 10 a 30 minutos de entretenimento ou abandone a brincadeira no momento em que o gato se cansar dela.
3)Fazer carinho onde não gosta
Se você sabe que ele odeia que toquem em suas orelhas, então porque fazer uma coisa que o gato odeia que faça? A essas alturas do convívio de vocês, você já sabe onde seu gato gosta de ser acariciado. Então não perca tempo tentando irritar o gato ou fazendo-o se acostumar com uma coçadela que definitivamente ele não quer.
4)Cortar as unhas
Alguns não dão tanta atenção enquanto outros já fogem pela casa quando vêem a tesura. Tem fato que odeia cortar as unhas e isso e deve mais pela contenção, pelas cócegas que se faz em sua patinha para realizar essa tarefa do que o corte em si. Isso também pode valer para a escovação do pelo. Alguns gatos detestam, ainda mais se não foram acostumados desde pequenos. Mas existem aqueles que a comparam a uma boa massagem.
5)Visita inconveniente
Fazer com que seu gato receba sua sogra e fique no colo dela, pessoa que não sabe nada de gatos, pode ser um grande martírio para seu mascote. Da mesma forma, crianças com pouco talento para animais também podem causar desconforto e até dor nos bichinhos. Não tenha vergonha em dizer que seu gato é temperamental e evite fazer com que visitas se sintam à vontade com ele sem perguntarem se podem abusar do seu mascote.
6)Troca de moradia
Não bastasse tirar o sossego, também tiraram a casa toda. O desconforto pode ser bastante severo a ponto de chatear ao pânico: mas onde foram me meter??? O trauma pode ser grande e há relatos de gatos que simplesmente sumiram das novas moradias. Para alguns gatos, mudança de residência é como se tivessem, literalmente, lhe tirado o chão. Todos os seus cantinhos, tudo que ele delimitou ao longo dos anos simplesmente desapareceu. “O que vou fazer em um lugar que não é meu?” Assim, não estranhe se ele resolver urinar pela casa toda. Ele está tentando remarcar seu território.
E cuidados você saiu de uma casa térrea para morar no oitavo andar!!! Não é raro acidentes envolvendo quedas de gatos inexperientes com alturas.
7) Remover um objeto do lugar
Se o gato adorava estar em cima da prateleira do fogão, local onde agora está um exaustor, se prepare para mau humor de seu bichano. Gatos odeiam que tirem suas coisas do lugar.
8)Banho
Já vi gato debaixo da pia como se estivesse em um SPA, mas quando não gosta de tomar banho, e for forçado a isso, passa a gritar podendo ter até mesmo diarreia. Enquanto alguns apresentam desconforto com o contato com a água, outros não suportam ter seus odores removidos em troca daquele talquinho irritante. Tomar banho para alguns gatos pode ser um perigo, uma forma de submissão, e isso pode ser fonte de grande estresse para o felino.
9)Chegar de mansinho e….
Zás!!!!!
Não faça isso! Seu gato estava dormindo em cima da prateleira do aquário quando você dá aquele susto ao lado dele. Isso agride qualquer criatura, ainda mais um gato, animal que mantém seus instintos primitivos. Assustá-lo vai fazer com que não confie em você. Além disso, pode dormir pouco, um sono de baixa qualidade porque estará sempre de alerta ao perigo: você.
10)Levá-lo onde ele nao quer
Passeio no parque? Bom, né? Mas para você, uma das coisas que irrita gato é usar coleira. Isso porque ele é comandado. E ainda tem aqueles cachorros, feras de quatro patas olhando para ele a todo instante com aquela cara de “vou te pegar”.
Leia ainda: