Os 10 sinais do início do parto de uma cadela grávida não são difíceis de perceber, mas saiba que podem vir quase todos simultaneamente e em um espaço bem curto de tempo, algo como em torno de 2 horas. Outras vezes, porém, podem se estender por dois dias.
Alguns são bastante evidentes e outros podem até não aparecer, mas esteja atento ao primeiro dele, que é a quietude, seguido de perto pela procura do ninho. Quando você perceber esses sinais, mantenha sua cadela mais reclusa e evite sair de casa, ela pode precisar da sua ajuda.
10 Sinais do início de parto de uma cadela grávida
1. 58 dias após a data da primeira cópula
Apesar de não se saber exatamente quando foi a fecundação dos óvulos de sua mascote, isso pode ter ocorrido ainda no primeiro dia em que ele acasalou. Sendo assim, esteja atento aos sinais partir do dia 58 da cópula, mais comum entre os dias 58 a 61.
2. Cadela ofegante e inquieta
Ela pode pedir colo, para no segundo seguinte colocar as patas no chão e desistir da ideia. Sua cadela não sabe o que está acontecendo – é um cachorro – só sabe que está estranha e coisas estão acontecendo dentro dela, sinais até então desconhecidos, razão pela qual ela está ansiosa e querendo você por perto
3. Desconforto
Os ossos da bacia podem estar se abrindo, os ligamentos estão afrouxando, as tetas estão ingurgitando e os filhotes estão se mexendo. Tudo isso traz imenso desconforto à sua mascote
4. Cadela reclusa e desconfiada
Algumas mascotes, dependendo de como foram criadas, estão se sentindo vulneráveis nesse momento. Por estarem sentindo desconforto e até um pouco de dor, podem repelir o contato com humanos.
5. Temperatura retal
Horas antes do parto, saiba que a temperatura de sua mascote cairá um pouco, podendo chegar a 37°C. Uma maneira de perceber que o parto está a caminho é aferir a temperatura todas as manhãs. Voc6e vai perceber que ela está decaindo. No entanto, se isso trouxer desconforto para sua cadela, não use essa ferramenta. lembre-se de que ele está prenhe, pesada e isso pode trazer ainda ais desconforto.
6. Alterações de apetite
Dentre os 10 sinais do início do parto de uma cadela grávidaUm dia antes dos filhotes nascerem, sua cadela em função da ansiedade, pode comer muito de uma vez só, vomitar em seguida e comer novamente. Por outro lado, o mais comum é que ela deixe de comer. Isso é saudável. Alimento no intestino acaba gerando fezes. estas, pos sua vez, competem por espaço no cana; do parto. Isso explica porque algumas cadelas defecam momentos antes do parto. Na verdade são so filhotes que estão empurrando as fezes que estão paradas no reto e ocupando espaço.
7. Lambedura constante
Um dos sinais do início de parto de uma cadela grávida é a lambedura constante. Em função da frouxidão dos ligamentos e das secreções do parto que já se anunciam, as cade;as passam a lamber constantemente os genitais. Aliás, esse comportamento muitas vezes impede que você visualize a famosa bolsa, aquela que estoura momento antes do parto. Algumas vezes ela se insinua através da vagiba, mas sua cadela, por estar se lambendo, acaba rompendo a bolsa sem que você tenha se dado conta de que isso aconteceu.
8. Ninho
De repente ela sobe na sua cama, dá um monte de voltinhas e deita sobre seu travesseiro? É o ninho. Sua mascote está procurando um local confortável e seguro para estar nas próximas horas. O bom era você tê-la acostumado à caminha dela em um local calmo, com pouca luz e sem trânsito de pessoas. Mas algumas fazem isso horas antes do parto e pode ser até em cima da cesta de roupa suja. Quando for assim, leve-a para onde você gostaria que ela desse à luz os filhotes, mas certifique-se de que o local é agradável e tranquilo.
9. Secreções do parto
Às vezes você consegue visualizar, entre uma lambida e outra, secreções mais espessas que variam do branco ao amarrado. A bolsa, uma vez rompida, tem cor de água e vem como se estourasse uma bexiga, ou seja, em abundância e em uma vez só. Se isso acontecer, não sai mais de casa: o parto se dará em poucas horas ou até minutos.
10. Contrações
Ela está deitada e com vontade de fazer cocô? São as contrações. De todos os sinais do início de parto de uma cadela grávida este é o mais evidente. Assim como acontece com as mulheres, as contrações são a última fase dos pródromos do parto, ou seja, a partir desse momento sua mascote já está em trabalho de parto. Isso pode levar de minutos a algumas horas. Dependendo do tamanho de sua cadela e dos filhotes, ela pode chorar e gemer um pouco.
Considerando a possibilidade de acompanhamento médico?
É uma boa. Apesar da natureza fazer seu trabalho, e de mutas vezes cadelas darem à luz durante a madrugada, sozinhas e sem assistência nenhuma, saiba que seria interessante ela ter acompanhamento médico, ou pelo menos de uma pessoa que já tenha visto parto anteriormente. Problemas podem acontecer e sempre é bom ter uma mão experienciada para resolver logo a questão sem prolongar o que pode se tornar um grande martírio para sua mascote.
Pense a respeito. A rotina de sua casa pode não ser adequada ao conforto e segurança de que sua mascote necessita nesse momento. E, acredite, é um grande alívio estar ao lado de quem sabe se a situação está normal ou tendo alguma complicação.