Como acabar com carrapatos no cachorro se ele não tem carrapatos?
Ao menos isso é o que você pensa. Você não os viu, o tamanho também não ajuda, mas agora eles estão aparecendo no piso branco da sua cozinha. Mas como acabar com carrapatos no cachorro se ele não sai do pátio de casa para nada?
De onde vieram esses bichos?
O verão explica o súbito aparecimento de carrapatos mesmo em animais que não saem do apartamento. Ademais, cães dos vizinhos que frequentam praças e aqueles que voltaram (tapados) de carrapatos da praia são os principais vilões por terem contaminado uma área restrita. Até quem mora em casa e tem cão único pode estar encontrando carrapatos na ponta das orelhas e na barriga. Da mesma forma, entre os dedinhos das patas do seu mascote e na base da cauda eles podem estar escondidos. Ms como? Às vezes, a culpa pode ser dos passarinhos que levam as larvas em suas penas, assim como dos gatos que circulam livremente entre telhados de casas, praças e pátios alheios.
Leia também: Saiba como acabar com as pulgas
Atenção redobrada para quem está no litoral. Mesmo que você não os veja, as chances de seu pet está sendo infestado não são pequenas, ainda mais se ele passeia pela cidade litorânea. Mas saiba que o mercado pet disponibiliza uma série de produtos com a estrita finalidade de deixá-los longe de seu bichinho. No entanto, é necessário aplicar regularmente para não perder seu efeito.
É importante considerar uma passadinha na pet shop da cidade de origem antes de você voltar de mala e cuia para casa, uma excelente medida preventiva para que seu pet perca todos os ectoparasitas, e isso inclui pulgas e piolhos, antes de voltar a sentar lindo e limpinho no seu tapete.
Quando os carrapatos estão no chão da sala
Encontrando carrapatos em casa? Aí complicou. Além de proteger seu pet, que as essas alturas já foi picado pelo parasita, você também deve combater a presença indesejável com produtos que devem ser aplicados na casa e até mesmo no jardim.
O problema do carrapato não é apenas sugar sangue de seu mascote. Ele pode transmitir uma doença, um protozoário que destrói as hemácias no sangue do hospedeiro. A “tristeza parasitária” é uma doença mais conhecida em bovinos mas que tem também sua versão pet.
Lembrando de um cachorro cansado que não sai da casinha? A resposta pode estar em um exame de sangue que comprova estar seu pet com erlichiose canina, possibilidade que reforça a importância de manter os carrapatos bem longe dele.
Leia também: Seu cachorro odeia andar de carro? Saiba o que fazer