
Não está sabendo como escolher um cachorro para adotar? E se o que levar para casa não corresponder às expectativas, como fica?
As dúvidas são muitas, mas saiba que existem alguns critérios que você precisa observar quando o assunto é adoção de animais de abrigo. Ademais, nem sempre é no primeiro dia que isso vai acontecer. Alguns animais você até já pode ir acompanhando pela internet por meio dos sites de adoção. Dessa forma você vai se familiarizando com as formas dele. É assim como você define gênero, altura e pelagem, observando. Depois de um dia, dois ou três, você acaba se voltando mais para um e outro, e assim chega a hora de ver de perto o temperamento de seu novo companheiro.
E não fique desapontado se não for bem aquilo que você esperava. Até porque cachorro sem tutor é o que mais tem em abrigos e, uma vez dentro dele, você terá contato com outros animais. Saiba ainda que às vezes não é na primeira visita que você se sente seguro em levar um mascote para casa. Dê tempo as sensações, as emoções que um pet causa um pet. Visite, olhe, pergunte aos cuidadores sobre o comportamento dos pets que você vem monitorando. A seguir algumas dicas que podem ser úteis na hora da seleção:
Olhar
É o que pega e aí não tem jeito. Capenga, k-olho, diabético. Quando a gente troca olhares com um animal e diz “é aquele”, pára tudo que você já escolheu seu pet. Mas siga essa leitura porque tem mais.
Temperamento
Isso você acaba entendendo mais com o tempo, mas existem algumas dicas para saber se o candidato é daqueles que não pára quieto ou se fica sentadinho em cima do parapeito da janela olhando tranquilamente as pessoas passarem. Quem trabalha com animais já adquire esse aprendizado e talvez você tenha de ir acompanhado por quem entende de cachorros. Animais dóceis e pouco agitados costumam caminhar pouco, balançam o rabo mais lentamente (não no 220V) e não tiram os olhos de você. Têm um olhar doce e costumam levar as orelhas para trás. Já aqueles que têm pilha extra latem, colocam as patas no muro ou no portão do abrigo, giram o rabo como um ventilador e a aceleram a respiração. Esse pet é entretenimento garantido enquanto o outro é companhia.
Altura do pelo
Pelo alto acumula ácaros e exige escovação, o que é uma verdadeira terapia para muita gente. Mas em dias de chuva prepare o nariz que seu pet pode ter o famoso cheiro de cachorro molhado, de mofo mesmo. Os cães de pelo curto não têm esse problemas mas podem soltar pelos. Faça o teste da mão molhada. Coloque aos mãos debaixo de uma torneira e depois passe no lombo do candidato. Se ficar coberta por pelos, já sabe qual o tipo dele.
Gênero
Macho ou fêmea? Para escolher o cachorro para adotar, tenha em mente que o macho pode ter a mania de marcar território e urinar em determinados pontos de sua casa, mas também existem machos que não fazem isso e esperam o momento de ir para rua ou urinam no lugar escolhido pelo tutor para ser o banheiro. Embora fêmeas façam xixi agachadas, elas também podem ter forte o instinto de marcação e carimbar seu carpete. Aí é só levando para casa para saber, mas via de regra fêmeas fazem xixi no jornal que se põe para essa finalidade na área de serviço ou na cozinha. Po outro lado, se ela não for castrada, você terá de suportar o cio, um sangramento de leve a moderado duas vezes ao ano durante dez dias.
Saúde
Não é comum, mas tem gente que prefere levar para casa aquele cachorro cheio de problemas. Cego, sem uma pata ou problemas na coluna, aqueles que são recolhidos por quem realmente gosta de tratar de criaturas que necessitem de ajuda. Mas prepare o bolso. Alguns podem precisar de cirurgia porque a idade agrava as limitações físicas. O mesmo acontece com medicamentos.
Se você prefere um animal saudável, verifique o brilho de seus olhos e do pelo e observe se caminha sem claudicar. O fato de ele estar magro pode indicar desnutrição ou verminose, mas são relativamente fáceis de resolver. Cabe lembrar que esses animais já passaram por muita coisa. E se sobreviveram a essas condições, você acaba de receber o maior atestado resistência a doenças que eles poderiam fornecer.
Ajudou?
E ainda tem a adaptação e alguns abrigos até prevêem esse período. Depois de tudo isso, em três semanas talvez você descubra que o perfil não era bem aquele, que o mascote é agitado ou calmo demais. Não tenha vergonha de levá-lo de volta, faz parte dos acontecimentos. Assim você dá a ele a chance de ser escolhido por outra pessoa enquanto você também se empolga e coloca para dentro de casa o animal mais adaptado ao seu estilo de vida.
Pensando em adotar seu mascote? Então clique aqui.