Como socorrer cachorro atropelado não é tarefa fácil e pode ser perigosa. Se estamos falando do seu mascote, o pânico pode confundir seus pensamentos. Sendo assim, você esquece que o pet querido e fofinho está com a consciência alterada. Esse estado é que vai explicar o fato de ele ter sentado os dentes em seu braço enquanto você tentava resgatá-lo.
Em um acidente com pets, tenha em mente duas coisas: manutenção da vida e contenção. Tenha em mente apenas esse dois critérios como base para ações futuras. E esqueça estética e bons modos por enquanto. Saiba que quanto mais seu animal fraturado se mexer, pior para ele. Como ninguém sai de casa preparado para uma fatalidade dessas, manter o foco nesses dois elementos – vida e contenção – ajuda a orientar as ideias em um momento de grande tensão.
Como socorrer cachorro atropelado sem ser mordido por ele
Aproximação e Inspeção
Primeiramente, não toque direto em seu pet ferido se ele estiver gritando. Procure tocar nas suas costas, perto da base da cauda, local mais difícil para ele abocanhar se sentir medo ou dor. Ainda que seja seu, lembre-se que animal assustado é um potencial mordedor. Antes de tocar no animal, observe se ele está respirando acompanhando os movimentos de seu ventre. Mas se ele já está abrindo a boca e olhando ao redor, não se arrisque no toque direto. Tenha em mente que se o animal está deitado/ sentado é porque está com fratura. Caso contrário, estaria correndo para outro lugar em busca de abrigo.
Mas pode acontecer de um cão de índole reconhecidamente dócil, mesmo com dor, continuar sendo passivo ao seu toque, o que é melhor para todos. A aproximação SEMPRE deve ser lenta e sua voz suave. Se possível, tente acariciá-lo começando a tocar na ponta de seu pé ou na coxa. Mas atenção se ele protestar: você pode estar exatamente na área quebrada ou injuriada. Se você não está em condições de ajudá-lo, permita que outros o façam.
Depois disso, verifique se é possível, deitá-lo ou se ele resmunga por qualquer toque. Às vezes é fácil perceber onde é o problema do animal e assim evite tocar diretamente nele. Alguns cães podem estar tremendo de medo ou frio. Pedir por um cobertor ou toalha grossa é o próximo e mais seguro passo a tomar, desde que enrolá-lo não seja obstáculo a sua respiração. Isso fornece conforto, mantém a temperatura do corpo e reduzi o risco de mordeduras.
Manejo
A pior parte não é se aproximar de um cão atropelado, mas removê-lo de onde ele está. Na dúvida, lembre que ele está sentido dor e tranquilidade não se espera de um cão machucado. Ele pode ter rolado sob o assoalho do carro ou fraturado a coluna. De qualquer forma, foi parar em algum lugar depois desse episódio e precisa ser removido até o atendimento médico.
Guia retrátil? Melhor não usar
Por que um pet nos ajuda a viver mais?
Tente encorajá-lo a se levantar. Isso já derruba as hipóteses de fratura de coluna. Assim, fica mais evidente qual foi o membro afetado e de pé fica mais fácil enrolá-lo ou pegá-lo nos braços.
Mas se seu pet permanece deitado, você terá de pegá-lo no colo. Assim complica, pois ele pode morder. Tente acalmá-lo na medida do possível e o enrole em algum tecido, que pode ser seu casaco.NEM PENSAR EM MOLEZA NESSA HORA!!!! Se ele se mexer no seu colo e você se assustar com isso, ele cai, podendo agravar o quadro.
Se seu mascote é grande ou está inconsciente, outro jeito de removê-lo é colocar um cobertor/toalha aberta no chão imediatamente ao lado dele. Alguém de pulso firme deverá segurar o pet pela pele da nuca, mas com firmeza mesmo, uma forma de deixar a mandíbula mais afastada de quem vai erguer o animal pelo quadril, esse, sim, podendo ser agredido. Se você estiver só, pode segurar a pele da nuca de seu pet com uma mão e a pele do quadril com a outra e colocá-lo sobre a toalha. Evite fazer movimento brusco, mas também procure fazer de uma só vez. Agora talvez fique mais fácil enrolar seu pet ou carregá-lo com ajuda de outras pessoas pelas pontas da toalha até o porta-malas do carro.
Ultimas dicas:
- É aquilo: manutenção da vida e contenção. E seu cachorro está desmaiado, sangrando e não há como buscar uma toalha nas mediações, pegue do jeito que der e busque ajuda.
- NEM PENSE EM MOLHAR SEU PET. Isso nada resolve e se ele estiver inconsciente, pode ter a respiração prejudicada. Ele pode estar com dificuldade respiratória.
- Embora não seja recomendado, em função da respiração acelerada, pode ser preciso AMORDAÇAR seu pet assustado. Faça isso com o cadarço do sapato apenas para garantir o trajeto até o carro. Após isso, afrouxe o nó, ele pode entrar em colapso respiratório, ainda mais se forem as vias aéreas ou o pulmão a área traumatizada.
- Em um atendimento veterinário de emergência, espera-se a presença de pessoas com experiência. Elas saberão carregar seu mascote até a sala de atendimento com mais experiência e segurança.
Leia ainda: