Como saber se o cachorro está magro é dúvida é comum a muita gente. Embora ainda estejamos vivendo a ditadura do ser magro para ser elegante, animais não precisam estar com as costelas aparecendo para se adaptar à tendência. E são justamente elas, as costelas, um dos parâmetros para saber se o cachorro está magro.
Como saber se o cachorro está magro
- Um médico-veterinário ajuda você a responder essa pergunta, ainda mais quando seu pet é muito peludo.
- Pelos impedem a real impressão sobre a visualização das costelas. Uma dica é molhar seu mascote. Com pelos baixos, você visualiza melhor.
- Outra regra é verificar a “cintura” de seu mascote vista de cima. Coloque uma perna de cada lado do seu cachorro e olhe para baixo. Se ele tem cintura, pode estar magro, mas também pode estar com o peso adequado. Quando você não vê essa cinturinha, ou seja, quando o cachorro parece um tronco de árvore – reto e longilíneo – ele talvez esteja um pouco acima do peso.
- Cabe lembrar que algumas raças têm predisposicão a serem magras. Isso ocorre em função do metabolismo da gordura desenvolvido por seus antepassados, como, por exemplo, os Whippets. Mesmo que seu pet seja mestiço, atenção à raça que ele carrega traços, ela pode explicar sua eterna magreza.
- Da mesma forma, alguns filhotes têm tendência a serem magros nos primeiros dois anos de vida, isso mais em função da atividade física constante do que pela estrutura. O Boxer e o Cocker Spaniel são exemplos.
Finalmente, a regra geral para leigos fica por conta da visualização das costelas e dos ossos da bacia. Esses locais que se tornam proeminentes e duros ao toque dos dedos em cães magros. Aliás, essas observações valem para qualquer mamífero. Entretanto, olhos fundos e opacos revelam estágios mais avançados pois envolve desidratação. Assim sendo, a magreza do seu mascote tem um motivo para estar acontecendo e precisa ser investigada.
Leia ainda: