O que causa dermatite canina e como tratar são funções distintas. Descobrir a causa nem sempre é tarefa fácil e o tratamento pode se prolongar por muito tempo.
Aqui você terá uma ideia do que causou dermatite canina no seu pet, mas saiba que a maneira mais segura e adequada de você recuperar a integridade da pele de seu cachorro é com a orientação de um médico-veterinário e com o auxílio de exames laboratoriais.
O que causa dermatite canina e como tratar
O que causa dermatite canina são bactérias, microorganismos que conseguiram romper a proteção do tegumento. Ademais, é mais comuns dermatite canina em cachorros de até 3 anos. Contudo, pode aparecer em qualquer período da vida do animal, ainda mais se este estiver com imunidade comprometida ou doença crônica.
Bactérias podem ser agressivas a ponto de serem os verdadeiros protagonistas, o que causa dermatite canina. Mas o mais comum é terem se propagado na pele do animal devido a problemas como a oleosidade alterada, e não raro também está envolvido o sistema imune flagilizado do cachorro. Sendo assim, é necessário se lembrar em que momento esse problema teve início e tentar relacionar com o que seu mascote fazia nessa época.
O que causa dermatite canina?
Se prepare para uma longa história.
-
Baixa imunidade
Este é um dos problemas principais da dermatite, isso porque a imunidade não consegue defender a derme que tem seu equilíbrio afetado. Em função disso, seu pet fica vulnerável a microorganismos como fungos, ácaros e bactérias.
-
Fungos
Se a imunidade baixa não favoreceu a proliferação de fungos, pelo alto e pele úmida serão os responsáveis por essa “ponte”. Isso porque esses dois fatores são o paraíso desse agente oportunista que acaba enchendo a pele de seu cachorro de feridas redondas.
-
Bactérias
Campilobacter, Streptococos, Stafilococus serão alguns dos nomes que podem vir do exame laboratorial da dermatite canina. Esses agentes são agressivos e seu pet precisa de tratamento com antibióticos e anti-histamínicos, como a predisolona. Não tente fazer essa combinação sem orientação veterinária ou só estará piorando o problema.
-
Sarna
O sarcoptes sp pode ser o agente causador da dermatite canina. Ademais, a pele avermelhada ou acinzentada pode ter sido a porta de entrada para bactérias. Nesse caso, você vai ter de fazer uso de antibióticos para a dermatite e acariciado para a sarna. A pele estará por demais agredida e banhos com xampus medicinais também serão necessários para restabelecer o equilíbrio do pH da pele. Se você vai adotar um cachorro com sarna clique aqui.
-
Estresse constante
Trabalhando muito até altas horas da noite? Reforma no apartamento? Namorado novo? Novidades podem não ser benéficas para seu pet, ainda mais se ele deixou de ser o centro das atenções ou se perdeu parte da rotina de que gostava. Sendo assim, esteja atento a essa questão pois isso abala o sistema imune.
-
Umidade e pelo alto
Não permita que a pele do seu cachorro fique úmida por muito tempo. Isso porque calor e umidade são prato cheio para fungos e reduz drasticamente a proteção do tegumento contra agentes causadores de dermatite canina. Se quiser manter o pelo alto do seu pet, procure sempre deixá-lo seco. Da mesma forma, se banhar seu cachorro em casa, lave e seque com secador, não permita que apele fica secando sozinha pois isso pode levar horas. Saiba ainda que coceiras no ouvido pode ser por conta dos fungos.
-
Doenças endócrinas
Hipotiroidismo, adrenocorticismo e diabetes são algumas das patologias que podem comprometer a saúde da pele de seu cachorro. Assim sendo, esteja atento ao aumento da fome, aumento da ingestão hídrica e aumento do volume abdominal. Seu veterinário tem mais experiência com esse assunto e poderá desconfiar de doenças endócrinas como sendo o que causa dermatite canina.
-
Alergia alimentar
Outra causa de dermatite canina, a alergia alimentar cursa com prurido (coceira) na pele de seu cachorro, incômodo que pode dar início a uma injúria tegumentar. É de difícil diagnóstico e, sendo assim, conte com a experiência de um veterinário.
-
Outras alergias
Talvez o veterinário peça para você fazer um teste de sensibilidade em seu pet para saber se ele tem alguma alergia específica para ser combatida. Corticóides podem ser usados por algum tempo, ainda mais se a causa for inespecífica. Mas saiba que o próprio medicamento pode reduzir a imunidade de seu pet e, assim, agravar ainda mais futuros casos de dermatites. Não tente fazer esse tratamento sem orientação sob pena de agravar a extensão da patologia.
-
Dermatite atópica em cães
Esse é um problema porque a causa é desconhecida podendo ocorrer em qualquer parte do corpo do cão. Necessita de abordagem de um veterinário pois o tratamento requer imussupressores de forma muito controlada, já que podem agravar ainda mais o problema da dermatite. Além disso, NÃO TENTE TRATAR DERMATITE ATÓPICA SEM ORIENTAÇÃO!!!!!
-
Alergia à pulga
A famigerada alergia à pulga não costuma causar dermatite canina, mas havendo baixa imunidade, a dermatite pode se instalar. Saiba ainda que pode um cão ser mais sensível do que outro em uma casa a ponto de as picaduras se transformarem em feridas em um deles. Da mesma forma, uma infestação severa pode acabar prolongando a situação de prurido, o que intensifica os ferimentos que o pet faz em si mesmo.
Como prevenir dermatite canina
Em linhas gerais, manter a saúde da pele também é consequência da higiene mental do seu cachorro. Abaixo alguns sugestões do que pode reduzir as chances de seu pet sofrer com dermatite canina.
- Escove o pelo do seu cão. Isso promove interação entre tutor e pet e você já visualiza a saúde da pele do seu mascote;
- Faça seu cão feliz;
- Seque bem seu cachorro depois do banho usando secador;
- Mantenha pelo curto;
- Siga orientação do seu veterinário para saber qual o produto mais adequado para o tipo de pele de seu cachorro;
- Fique atento a coceiras depois da ingestão de determinado alimento, bem como após o uso de produto de limpeza;
- Por fim, esteja atento a mudanças de comportamento. Elas podem denunciar doenças endócrinas
Para quem está sem recursos financeiros, tratamento para dermatite canina
Acontece, ainda mais para quem recolhe animais de rua. Sabemos que a assistência de terceiros é pequena quando o assunto é ajudar quem recolhe animais de rua, mas menor não é o coração de quem auxilia esses seres esquecidos.
Então vamos lá. Como tratar dermatite canina em casa:
- Primeiramente, lave o ferimento com água e sabão todos os dias pela manhã e final de tarde
- Seque muito bem a região com papel toalha
- Corte com tesoura a área envolvida e esterilize essa ferramenta com fogo ou iodo.
- Falando em iodo, alguns passam diretamente na ferida, mas isso causa uma dor aguda no animal. O mesmo fazem com creolina. NUNCA TRATE FERIMENTO DE PELE COM PRODUTOS CORROSIVOS;
- Além disso, de nada adianta passar pomadas para combater a infecção se a ferida não está lavada;
- O uso do colar elizabetano, aquela “antena parabólica” no pescoço do cão, deve ser considerada. Isso porque ela evita que seu pet prossiga coçando o ferimento.