As etapas de envelhecimento do cão idoso
O envelhecimento em cães é acompanhado por mudanças físicas e comportamentais. É importante que o tutor esteja atento a essas transformações, ainda mais se for criança ou adolescente. Você ainda está com pique para brincar, mas seu cachorro de 9 anos parece ter jogado a toalha. Isso varia com o peso, tamanho e também herança genética. Para animais de raças grandes, o peso da idade começa a chegar aos 7 anos, diferente de raças pequenas que é depois dos 10. De uma coisa nenhum deles escapa: todos começam a clarear os pelos.
Conheça os sinais
Quando seu cão atinge uma certa idade, é importante estar ciente das mudanças que ocorrem em seu organismo para estabelecer novas rotinas que garantam seu bem-estar.
Visão e audição
Seu cão mais velho às vezes parece perdido, mesmo em lugares que ele conhece muito bem? Ele não ouve você voltar e pula? Ele bate e é desajeitado? Um véu branco começa a se formar em seus olhos? Isso ocorre porque a audição e / ou a visão começam a diminuir.
- Seu pet, se caminha solto na rua, vai “perder” você mesmo estando a poucos passos de distância;
- Evite mudar seu ambiente com muita frequência, isso vale para casas de veraneio;
- deixe-o recluso a área terra para se orienta melhor
- não mude sofás e outros objetos grandes de lugar
- deixe uma lanterna ligada na tomada, como aquelas de quarto de bebê. Isso facilita o trajeto até o banheiro pois cães melhor primam com maior freqüência;
No caso em que seu companheiro perdeu a audição, ele terá que se concentrar no visual. Saiba que quando um animal perde um sentido, os outros começam a evoluir.
Locomoção
- Reumatismo. Se ele se mostra desconfortável no banho, ou para subir e descer escadas ou se desiste daquele pequeno impulso para chegar a sua cama é porque pode estar com dor nos ossos ou articulações;
- Proporcione uma caminha baixa, sem degrau para seu sono. Providencie um colchão mais grosso e maico que não encoste no chão quando ele deitar.
- Caminhe com guia ou em horário de menor movimento para que ele se sinta mais seguro
- Deixe-o dormir perto de uma estufa eletrica
- Frio e umidade sentem dor quem sofre de osteoartrite
- Evite esforços mais intenso e prefira caminhadas mais curtas com 5 minutos
- Se ele permitir mantenha atividades físicas mas reduza o tempo em que ele começa a se mostrar cansado. Pare cinco minutos antes.
- Exercícios é bom para coração e musculatura, mas esteja atento a dor.
Cão velho e ansioso
Não pense que seu Chiuaua ligado no 220 deixou de ser elétrico porque está velho. Animais que na juventude eram mais agitados tendem a passar pela velhice com certa angustia pois não entendem que seu metabolismo sofreu algumas transformações. Não enxergar, sentir dores e outras limitações podem deixar seu pet muito ansioso. Ele começa a vagar à noite? Torna-se cada vez mais vigilante em seu ambiente? Não se mantém no lugar, torna-se destrutivo? Ou ele tem comportamentos repetitivos, perda de apetite, torna-se pegajoso … Ansiedade aparece! Este tipo de distúrbio aparece em um cão de qualquer idade que tenha sofrido um trauma, uma doença ou qualquer outro evento doloroso, e em outro caso: a velhice.
- Para ajudá-lo, preste atenção em quais situações do dia ele se mostra desconfortável. Quando sobe a escada, quando você sai? Descreva a situação para o veterinário dele.
Depressão no cachorro idoso
Um cão mais velho é um animal mais frágil. Seu sistema imunológico já não responde com a mesma facilidade e doenças podem se tornar mais frequentes. No inverno, mantenha-o aquecido. Depois de certa idade seu cão terá que ser seguido mais regularmente por um veterinário. Estas visitas verificam por onde andam o estado de saúde de seu pet por meio de exames bioquímicos e físicos. Provavelmente a dieta de seu cao tera de ser adaptada a cada situação que for sendo detectada, como debates, tumor de tireóide, distúrbios renais. E não esqueça: mudanças em um cão idoso aparecem em um curto espaço de tempo.
Enquanto seu pet se adapta, continue a estimulá-lo a prosseguir com o dia-a-dia, terapia que ajuda a afastar a depressão. Essa sim com o poder de acentuar ainda mais a fraqueza do animal. E lembre-se de que é inútil repreendê-lo por estar mais lento ou fazer xixi fora do lugar. Seu cão até tenta, mas às vezes não consegue ser como antes devido à diminuição de suas capacidades físicas.
Então sossegue. Agora é a sua vez de estar disposto a ser um verdadeiro amigo para seu companheiro no momento em que ele mais precisa de você.