1) Lamber o rosto
Conforme conhecem mundo, cães se socializam com a boca. Desde bebês eles sabem que é com ela que se comunicam com sua mãe e irmãos, intensidade do gesto que aprende a mesurar. Assim ele percebe que lambidas são muito mais bem-vindas do que mordidinhas. E é no nariz e na boca do tutor que o cão procura se conectar, mesma parte do corpo que ele busca nos companheiros de sua espécie. Se você está ressentido ou triste por alguma coisa, esta é a forma que seu cachorro vai usar para tentar deixar você de bom astral.
2) Abrir a perna
Ele está deitado, ou, se o vê, se deita de barriga para cima e abre as pernas em busca de um afago. Isso é mais do que afeto, é o reconhecimento de que você é o líder dele. Pode ficar satisfeito: esse é um comportamento de total confiança por parte do seu mascote.
3) Receber com pulinhos
Outra cena clássica. Seu pet não consegue conter a alegria de te ver e fica pulando em volta. Aliás, essa é uma manifestação antiga de afeto, a primeira de sua vida, quando recebia sua mãe de volta ao ninho.
4) Enfiar a cabeça embaixo da sua mão.
Ele procura suas mãos porque sabe que o afeto, de sua parte, vem também por intermédio delas. É seu pet pedindo interação.
5)Esperar pela janela ou porta
Em determinado momento do dia, lá vai seu pet enfiar o mocinho debaixo da porta ou meter a cara na janela que dá acesso à rua. Onde ele está? pensa ele, está na hora de ele voltar. Alguns estudiosos defendem a teoria de que o Cao sabe quando seu dono está chegando.
6)Olhar demoradamente
Seu pet perde um tempão com a orelhas para trás te lançando um olhar de cachorro bobão? Ele está atento aos seus gestos e fica atento às suas reações para saber como te agradar.
7)Abanar o rabo
Outra cena clássica que não te deixa enganar. O balanço do rabo, muitas vezes é a primeira manifestação instantânea de afeto do seu cão, um sinal ainda primitivo de sua afeição, cumplicidade e reconhecimento.
8)Deitar com o peito no chão
Mas deixa as patas de trás erguidas. Seu cachorro quer brincar com você e está visivelmente feliz em pode fazer isso com quem gosta.
Pense agora: quais são as provas de afeto do seu cão?