Qual o momento certo para cruzar a cadela? A pergunta é bastante complexa, mas se você tem tempo, eu explico.
Saber qual o momento certo para cruzar a cadela pode ser tão difícil de prever o dia mais fértil de uma mulher. Primeiro porque varia de um fêmea para a outra; e segundo porque fatores raciais, nutricionais e hormonais podem interferir no momento certo para cruzar a cadela. Além disso, outras questões você deve ter em mente:
- a idade dos animais
- a freqüência com que o macho é solicitado
- os intervalos entre as gestações da cadela
Para pessoas leigas, o que costuma-se dizer é que o momento certo para cruzar a cadela é após o aparecimento do corrimento vaginal hemorrágico. De certa maneira, isso não está errado. Hoje em dia já existem médicos-veterinários especializados em reprodução canina. Por meio de exames citovaginais, é possível diagnosticar os dias mais férteis de uma cadela. Mas, não havendo a possibilidade de buscar um profissional, alguns sinais deixam mais evidente os efeitos dos hormônios no organismo da cadela. E é se guiando por esses sinais que geralmente tutores colocam suas cadelas para reproduzir.
Sinais que mostram qual o momento certo para cruzar a cadela
Sangramento
O primeiro dia que você vê sangue pelo piso vai ser determinado como sendo o dia 1. A partir desse dia, sua cadela estará sangrando por 7 – 12 dias. Mas não é o sangramento o período mais fértil de sua cadela, mas no final dele, quando a secreção passa a ser amarelada. Mas nada contra se sua cadela aceitar a monta do macho nesse período. Só não force a situação. Macho e fêmea podem se morder feio se insistir a presença dele antes de ela estar mais propicia ao ato sexual.
Corrimento amarelo
Esse costuma aprece no final do período de sangramento e é caracterizado como o dia ótimo. Isso não quer dizer que a cópula de dias anteriores não estão valendo. Os espermatozóides ficam vivos muitos dias dentro do tratado genital feminino. Além disso, sabe-se que os óvulos liberados ainda necessitam de 3 a 5 dias de maturação antes de serem fecundados.
Edema de vulva
A vulda de sua mascote pode triplicar de tamanho e ficar vermelha a rosada
Interesse pelo macho
Costuma aceitar a monta 3 – 5 dias após se interessar por ele. Logo, não force uma fêmea mesmo que ela esteja sangrando a estar ao lado do macho se ela o está repelindo. Cães podem se morder ferozmente no período que antecede o fértil.
Posicionamento da cauda
Horas antes e durante o momento mais fértil da cadela, ela não apenas aceita a monta do macho como o auxilia no trabalho de penetração. A cadela permanece imóvel durante a tentativa e costuma posicionar a causa para o lado.
Saiba que o momento exato da ovulação varia muito de uma cadela para a outra, mas sabendo que óvulos recém-ovulados precisam ainda de 2 a 5 dias de maturação dentro do trato feminino antes da fertilização, não se afobe forçando o ato entre os dois. Durante esse tempo, a cadela permite a aproximação do macho. No entanto, ela ainda mão está pronta para a monta, o acasalamento em si, razão pela qual ela repele as tentativas do parceiro. Conforme o pico hormonal do dia ótimo se aproxima, a cadela mostra outros sinais que deixam claro que em poucas horas será permitida a cobertura.
Quantas vezes deve a cadela cruzar para pegar cria?
Se for no período fértil basta uma. Isso se sua cadela não estiver com alterações hormonais e outras patologias do útero. Se espermatozóides podem ficar por um tempo bastante longo no trato genital feminino, haverá, portanto, a possibilidade de estes óvulos serem fertilizados dias depois da monta. É por conta disso que existe a variação de 56 a 64 dias para a cadela dar à luz. Na verdade, não se sabe com precisão quando os óvulos foram fertilizados – em função dessa maturação -, o que pode ter acontecido logo depois da monta ou dias depois dela.