Se cães se afastam quando vão morrer? Sim, pode acontecer. Mas não pense que o cachorro não tem consciência de que está deixando a vida, mas sabe que alguma coisa está errada. Animais são dotados de arquétipos mentais simples e sua atitudes não seguem uma forma elaborada de compreender a vida. Na verdade, o cachorro pode estar procurando um refúgio para aquilo que o vem importunado, a saber, a dor no rim, a queimação no estômago, o odor de sua boca, a incapacidade de se locomover sem crepitações.
Cães também se mostram sensíveis ao desequilíbrio osmótico do corpo, o que faz com que queiram se isolar para não serem perturbado em um momento que lhes parece ruim. Pode-se comparar como a pessoa com gripe que quer ficar sozinha no quarto sem ter de ver pessoas ou interagir. E isso ocorre por uma razão: ele não está se sentindo bem. Se está febril, pode procurar um canto frio; se está se sentindo enojado, pode procurar seu local preferido ed repouso buscando a antiga sensação de bem-estar.
Cães se afastam quando vão morrer?
Contudo, a impressão que temos que cães se afastam quando vão morrer é mais observado em animais idosos. Cães jovens podem ficar meio perdidos em meio a sensações diferentes. Diferentemente dos mais velhos, animais com menos idade ficam ressentidos por não estar conseguindo corresponder às expectativas de seus tutores, o que pode gerar angustia. Por outro lado, animais realmente convalescentes, aqueles em estado de pré-coma, obviamente não têm condições de interagir com seus donos. Da mesma forma, podem estar tendo delírios em função da febre e outros desequilíbrios ácido-básicos que impedem sua capacidade de pensar.
Leia ainda: