Se parvovirose canina pega em gente? Pensemos juntos. Se fosse verdade, eu e muitos outros veterinários já estaríamos mortos tantos são os animais nessas condições com os quais convivemos.
Entenda o parvovírus
Parvovírus o nome já diz: é um vírus. E sendo um vírus, ele pode sofrer mutações. Dessa forma ele pode estar presente em outras espécies animais além da canina. Seres humanos sofrem com parvovirose, mas um vírus com predileção pelas células intestinais humanas. Os vírus desenvolvem reações enzimáticas específicas para determinadas espécies, e uma vez sendo vírus de cachorro, não encontra plataforma fértil para suas reações. Assim, ele acaba não se desenvolvendo.
Isso, contudo, não quer dizer que seja impossível. Voltamos a repetir que, em se tratando de microorganismo, sempre existirão as mutações. Cabe lembrar da corrente científica que acredita ser o vírus HIV uma mutação daquele que infectava apenas macacos. Verdade ou não, a Brucela canis é outro exemplo disso. Uma bactéria responsável por histórico de abortos e nascimento de natimortos em cadelas, ela já se desenvolveu no organismos de mulheres. No entanto, suas manifestações se mostraram mais brandas no corpo humano justamente em função da especificidade do agente.
Outros microorganismos patógenos
Parvovirose canina não pega em gente, mas o problema de você conviver com um cachorro que atravessa uma infecção intestinal é que pode ser que não seja apenas o parvovírus o agente envolvido na doença que debilita seu pet. Associado a ele, seu cão pode conter riquétsias, bactérias e até ovos de vermes sendo expelidos através da diarréia dele. Sendo assim, durante a manipulação do seu mascote enfermo, e isso vale para a limpeza do local onde ele está acamado, esteja ciente de que este pode ser o momento para você se contaminar com outros microorganismos.
Sendo assim, tenha muito cuidado com a higiene. Use luvas, esterilize os panos utilizados na limpeza dos dejetos (hipoclorito de sódio e quaternários de amônia) e tenha cuidado com a higiene pessoal. Ao final de tudo, remova as luvas e ainda assim lave bem suas mãos.