Lamento informar, mas não existe tratamento caseiro para cachorro com parvovirose canina. As chances de você se dar bem tratando em casa seu pet doente são muito pequenas. Tratar em casa um cachorro com parvo tem eficácia semelhante se comparado ao tratamento de cólera, mas com uma grande diferença: cólera atinge pessoas adultas. Por que se o assunto é criança, só um hospital poderá impedi-la demorar de desidratação.
E para complicar sua vida, a parvovirose acomete principalmente filhotes com menos de 8 meses de vida. Ou seja: seu filhotinho vai desidratar muito rápido e você, em casa, não terá acesso aos procedimentos endovenosos. Ainda que você faça em casa, um profissional deverá orientá-lo sobre hidratação via subcutânea- que não é a mesma coisa que a endovenosa – aplicação de antibiótico(para conter crescimento de bactérias), antipiréticos(febre) e antieméticos (para controlar vômitos). Os cuidados são intensivos. A cada “x” horas seu pet precisa de reposição de eletrólitos, medicação que nem sempre você encontrará em farmácia. E tem a questão da glicose. Ele necessita receber glicose via endovenosa. E tudo isso aplicado com a regularidade que seu pet vai demonstrando ao longo do dia. Sendo assim, pode ser a cada 4, 6 ou 8 horas.
Entendeu porque é complicado tratamento caseiro para cachorro com parvovirose canina?
Tratamento caseiro para cachorro com parvovirose canina
Mas vamos lá. Talvez você esteja com dinheiro curto e o animal foi uma boa ação sua ao recolhê-lo da rua vomitando sangue. Mas ainda assim um profissional da área deverá te ajudar. A única maneira de você ter sucesso tratando em casa é tendo auxílio de um profissional em algum momento do dia enquanto seu pet estiver enfermo. Procure uma instituição de proteção ao animal em sua cidade e avise que se trata de diarréia com sangue. Eles vão medicar seu pet no consultório, local que talvez você deva voltar no dia seguinte, e por sua conta ficará a hidratação do mascote em casa.
Como eu disse, é um equilíbrio delicado e muito complicado de se estabilizar, mas seu pet pode ser guerreiro e conseguir se recuperar. Podemos ainda estar diante de um caso de coronavírus, e não parvovírus, que é mais violento. Seu pet pode ser mais velho (mais de 8 meses de idade), pode ter tomado uma dose da vacina ou ter uma boa conformação física, o que ajuda a passar pelos estragos do vírus jcom uma reserva de gordura adquirida antes da enfermidade.