Se parvovirose canina passa para gatos? Não. Embora gatos também sejam atacados pelo parvovírus, este é específico para o organismo felino, enquanto que o parvovírus canino é uma doença de cachorro. Por conta disso, a doença não se manifesta em gatos, muito menos em seres humanos. Caso contrário, seria considerada uma zoonose e seu mascote deveria ser sacrificado, mas não é isso o que acontece.
Parvovirose canina passa para gatos?
O parvovírus felino existe mas não infecta, primeiramente, o intestino do gato, mas o tecido linfático dele. Na sequência da infecção, pode se proliferar no epitélio do intestino e até na medula óssea. Mas pelo fato de os vírus pertencerem à mesma família, Parvoviridae, não há como afirmar com 100% de certeza que seu gato não vai “pegar”o vírus do cachorro. O que pode acontecer – e ainda assim é raríssimo – é o parvovírus canino conseguir de alguma forma se reproduzir nas células dos tecidos do gato. Mas mesmo que consiga, não vai obter êxito. Isso porque o vírus, por ter se desenvolvido e se adaptado no corpo de cachorros, não encontra as reações enzimáticas necessárias para seu pleno desenvolvimento no gato. Então, em uma remota possibilidade, pode acontecer de ele tentar “incomodar” seu bichano, mas não matá-lo ou desenvolver um quadro igual àquele visto em cachorros.
Ademais, a quantidade de cães enfermos que se vê coabitando com gatos nos mesmos ambientes domésticos nos leva a crer que esta possibilidade, infecção cruzada, se mostra bastante remota.
Contudo, seu cachorro enfermo pode estar albergando outros parasitas. Isso pode e até mesmo alguns vermes que podem, estes sim, serem transmitidos para seu gato. Se você tem cães e gatos e um deles caiu doente, sempre será melhor separar esse mascote dos demais. É mais higiênico e seguro para todos. E lave muito bem suas mãos roupas toda vez que fizer algum procedimento no animal portador de doença infecciosa. Isso porque VOCÊ pode levar a doença para outros cães por meio de roupas, mãos e sapatos.