Cachorro para quem tem alergia a pelos? Sim, é possível. Golden Retriever, por exemplo, é uma raça linda, o sonho de consumo de muita criança. Mas pais desavisados que estão sondando filhotinhos da raça levarão para casa muito mais do que um cachorro. Ou seja: o que era para ser uma compra feliz se transforma em venda casada com sprays e remédios para rinite. Uma vez descoberta a causa, agora um tanto tardia, fica a tristeza de quem está apaixonado pelo cãozinho e que ao mesmo tempo não para de coçar o nariz. Mas afinal, existe cachorro para quem tem alergia a pelos?
Então, o segredo para os alérgicos não sofrerem tanto com os pelos caninos é cercar-se de animais que tenham pelo curto, certo?
Errado. Não é o tamanho do pelo o causador do problema, mas a quantidade dele que fica no ambiente. Raças com pelo denso – em especial aquelas originárias do frio europeu – são boas candidatas a aumentar a sessão espirro dentro de casa.
Também no inverno vai o tutor alérgico sofrer com a presença de seu pet. Nessa época, cães costumam ter o que se chama de subpelo, isto é, pelinhos que vêm exatamente para protegê-los do frio. Mas atenção: esse pelo vai embora no começo da primavera e é quando poderá ser encontrado até nas luminárias do teto de uma residência.
Não pense, porém, que o pelo curto não tem esse problema. O Dachshund, conhecido como Linguicinha, solta um pelo danado. Assim como o Dobermann e o simpático Pug, que parecem ter uma penugem tão fina e macia é a cobertura em seus lombos.
A mesma observação ainda vale para alguns vira-latas. E preste atenção se ele é mestiço com alguma das raças propensas à queda de pelo. Para perceber, basta passar a mão repetidas vezes na direção do crescimento dos pelos e ver se ficam retidos na palma.
Segue abaixo a lista de raças para os alérgicos evitarem:
- Golden retriever
- Chow chow
- Pastor de Berna
- Pastor Alemão
- Collie
- Akita
- Husky Siberiano
- Bulldog francês
- Bulldog inglês
- Beagle
- Cockers
Acabou a paixão? Não necessariamente. Animais que soltam pelo precisam ser escovados diariamente, e a casa deve ser constantemente higienizada. Com isso, é possível ter um bom controle, caso a queda não seja excessiva. No entanto, estar sempre atento aos cuidados com a limpeza do lar e manter o nariz longe daquele pelego todo também ajuda você a interagir com seu pet sem sofrer tanto com a alergia. Mas, se quer facilitar sua vida e ainda não escolheu o bichinho ideal, segue abaixo a lista dos queridinhos dos alérgicos:
- Poodle
- Schnauzer
- Yorkshire
- Bichon Frisé
- Maltês
- Shitzu
- Whippet
- Airedale Terrier
Viu como tamanho de pelo não é documento? E em caso de animal sem raça, faça o teste da mão no lombo.
Fotos: Pixabay