O que podemos dizer para você que está aflito com sua mascote, agora mamãe, é que cadela sente falta dos filhotes sim. Mas isso se eles forem tirados dela antes do tempo em que ela sente a necessidade de “empurrá-los” para a vida sozinhos. Quando se dá isso? Quando eles estão com 3 meses de vida. Até lá ela pode sentir, em maior ou menor grau, falta dos seus filhotes. Mas aqui a gente tenta te dar umas dicas sobre como fazer essa fase algo tranquilo e em nada traumático.
Cadela sente falta dos filhotes até pouco mais de 2 meses de idade
Existem algumas razões para que a cadela sinta falta dos filhotes quando tirados dela. Primeiramente, seguido seus instintos de perpetuação da espécie, a cadela pode ficar bem nervosa caminhando pela casa quando os bebês, aqueles que ainda mamam e mal caminham direito, são tirados da cama dela. Da mesma forma, os grunhidos dos filhotes também denunciam que podem estar em apuros, e lá vai sua mascote atrás deles. E ainda tem a questão dos hormônios. Ademais, a cadela está amamentando e seu cérebro segue o curso dos hormônios da lactação. E se de repente você rompe esse ciclo antes de ela largá-lo por conta própria, sua cadela vai parecer estar enlouquecida procurando desesperadamente os filhotes pela casa. E talvez ela chore por conta disso.
Respeite o tempo adequado para deixar seus filhotes
Agora, se você esperar pelos 80 dias após o parto, é provável que sua cadela esteja mais propensa a se livrar deles. Isso porque os hormônios já arrefeceram, sua produção leiteira diminuiu drasticamente e os filhotes já têm unhas e dentes. A amamentação, por conta disso, passa a ser desconfortável.
Por estarem se alimentando de outras fontes, suas fezes deixam de ser apenas metabólitos derivados do leite e passam a ser fétidas e pesadas. Bem antes dessa hora, contudo, sua cadela já parou de ingerir as fezes dos filhotes. Isso porque a sujeira toma conta do ninho e algumas podem até querer ficar um tempo maior longe dessa função indo descansar em outro lugar. Elas também passam a dar limites e até pequenas mordidas em seus filhotes quando se cansam da balbúrdia provocada por eles.
A partir dos 80 dias já é bem saudável você despachar alguns dos filhotes. Se são 8 bebês, por exemplo, entregue 3 ou 4 em uma semana e você já vai ver a diferença. A cadela não vai dar falta e a rotina se tornará mais tranquila.
Cadela sente saudade dos filhote quando fica o último bebê na casa?
No entanto, quando começa a reduzir o número de filhotes na casa, você pode ter a preocupação de deixá-la sozinha sem nenhum de seus filhos. E agora? Estaria ela solitária e entristecida por terem seus filhos ido embora? Terá depressão? Vai chorar procurando pelos filhos embaixo dos móveis e vai uivar de preocupação por não saber o paradeiro deles?
Calma, isso é coisa de seres humanos.
Como reduzir o suposto estresse gerado pela ausência dos filhotes
Alguns tutores, contudo, para reduzir o que acreditam ser um estresse para suas mascotes, acabam deixando um filhote por bem mais tempo com ela. Isso pode ser bem interessante. O melhor laço afetivo entre dois cães que habitam a mesma casa é justamente mãe e filho. Isso porque ambos entraram na vida um do outro por laços muito estreitos e construíram seus limites de forma lenta, gradual e progressiva.
Após observar milhares de filhotes ao longo das décadas deixarem os lares maternos, posso afirmar, com certa propriedade, que a maioria dos mascotes não deu muito importância ao fato de eles terem partido. Mas isso se verifica quando a separação deu no momento mais adequado, aquele em que ela já se desprendeu deles. Uma vez voltando às suas antigas rotinas com seus tutores, as cadelas sentem que alguém saiu de casa, sim, mas não se parecem, via de regra, muito incomodadas com isso.
Contudo, ter um dos filhotes doados perto de casa e fazer visitas frequentes é uma prova de que nem sempre a mãe vai parar o que está fazendo para receber de patas abertas a visita de seu rebento, o que me fez concluir que elas não têm essa ligação visceral, essa que nós, mulheres, sentimos e que muitas vezes acreditamos que podem fazer parte do arquétipo mentais de nossas mascotes.