Existem várias dicas de como fazer filhote de cachorro parar de chorar à noite. Minha forma de facilitar a vida foi sendo construído ao longo dos anos, mais ou menos quatro décadas atrás, um tempo bem anterior das modernas técnicas de adestramento.
Alguns podem não se dar bem com essa técnica, outros já tiveram êxito com algo parecido. Vai de cada um. Se você morre de pena de escutar o cachorro chorando e tem coração mole, leia que segue e perceba se vale para o seu perfil o que estou sugerindo.
Como fazer filhote de cachorro parar de chorar à noite
Seu mascote tem mais ou menos de 60 dias? Acredite, isso faz a diferença. Animais mais velhos se adaptam melhor às primeiras noites sozinhos se comparados àqueles com 45 dias de vida.
Se seu pet tem menos de 2 meses, ele realmente pode estar muito assustado sem sua mãe e irmãos. Se você não ganhou uma cobertinha com o cheiro da família dele para facilitar o sono, ele é forte candidato a acordar de madrugada e abrir aquela gritaria. Mas segue o baile:
Primera chamada
- Diferentemente do que muitos adestradores recomendam, eu corro para o abraço, sim. Atendo ao choro de um filhote no meio da madrugada. Mãe de cachorro é mãe de cachorro, e deixar um filhote solitário chorando no meio da noite dá o maior dó;
- O problema de atender ao chamado é que ele pode se condicionado a abrir o maior berreiro para ter sua atenção horas mais tarde. O segredo que costuma dar certo é atender ao primeiro pedido, mas sem muito afago, e sem não usar a voz;
- Atenda ao primeiro chamar e forneça a ele algum conforto. Ele pode estar com frio, sede, pode estar com muito medo por não ouvir a movimentação da casa. Então deixe-o perceber que não está só;
- Chegue, toque nele. Procure entregar uma peça de roupa suada e fique alguns instantes ao lado dele sem muita afobação. Esse contato é só para ele entender que tem gente na casa, porém em outro cômodo;
- Não dê colo, apenas fique por ali. Depois de adormecido, saia de fininho e torça para durar bastante tempo esse soninho.
Segunda e terceira chamadas
- Na segunda chamada, fique no seu quarto e demore um pouco mais para atender. Às vezes ele desiste. Se continua a gritaria, vá até onde está seu pet e olhe para ele. Não use a voz. Coloque-o novamente no lugar destinado a ser sua caminha, enrole-o, mas sem carinhos desta vez. Use a voz agora para colocar ordem. O “não late” verbal deve ser curto e firme, porém não em tom de ameaça;
- Às vezes funciona, outras vezes não. Vai de cada cão. Na terceira vez demore mais tempo ainda, e se ele insistir, apareça na porta mas não se aproxime mais. Seja firme novamente no “não late”. Dê meia volta e deixe-o só.
Cada um com seus problemas
O problema de deixar ele abrir aquele berreiro é que os vizinhos podem reclamar. Em função disso, alguns tutores cedem com maior freqüência por terem medo de confusão no condomínio. Já vi tutores terem de levar um pet chorão para o quarto para dar por encerrada a questão. Mas e agora? Se seu pet sentir solidão quando você sai para o trabalho, quem vai fazê-lo ficar calado? Por conta disso, essa decisão pode ser a pior a longo prazo se seu medo for multa de condomínio.
Coração mole e cama: como fazer filhote de cachorro parar de chorar à noite
Não se critica quem leva um cachorro chorão para o quarto porque não sabemos da vida dos outros. Alguns tutores trazem um filhote para casa justamente para terem companhia durante as noites. Quando o coração é mole, muitos pensam em primeiro dar afeto ao seu mascote, depois se vê como ele se acostuma a ficar sozinho.
Isso também pode acontecer. Filhotes, quando mais crescidos, 6 ou 7 meses, podem naturalmente deixar o leito de seus tutores para um local de piso frio, como o banheiro ou cozinha.
No entanto, se por piedade você leva o pet para a cama, pode ficar mais difícil, a curto prazo, fazer com que ele crie independência do tutor. Isso vai da personalidade de cada um e não se pode fazer previsões. Sabe-se que é mais seguro e mais rápido fazer filhote de cachorro parar de chorar à noite, mas uma vez conhecendo o aconchego de dormir com o tutor, sabe-se lá o que vai acontecer ali adiante. Ainda assim há quem prefira levar para o quarto.
Se for seu caso, mas ainda deseja que ele tenha autonomia e sua própria cama, tente levar seu pet no meio da madrugada de volta para onde é a cama dele. Com o passar do tempo, ele pode se acostumar. Pelo menos você estancou a choradeira dos primeiros dias.
Dicas para antes do soninho
Uma maneira de evitar que seu pet se sinta sozinho é brincar a valer com ele até tarde da noite. Isso faz com que el desmaie de tanta canseira e pode valer muitas horas de sono feliz. Vale a tentativa.