É coisa séria, e muito. Filhote de cachorro vomitando é um alerta para todos os tutores, não importa se for um sinal passageiro. Isso porque pode ser coisa de um dia, mas vômito também é o primeiro sinal de doenças infecto-contagiosas, aquelas que podem matar seu cão. Sendo assim, tempo é vida. E muitas vezes o tutor fica se culpando por ter esperado demais ao invés de pedir ajuda ao veterinário, decisão que poderia ter salvado a vida do mascote.
Mas vamos por parte.
Filhote de cachorro vomitando: o que pode ser?
Filhote sem vacina
Se tiver menos de 8 meses, filhote de cachorro vomitando sem estar vacinado pode ser um problema. Esteja atento à febre. Aliás, se este for o quadro, procure rapidamente auxílio veterinário. Podemos estar diante de uma bactéria. Se o vômito vier junto com diarreia, não demore para buscar assistência veterinária porque seu pet vai desidratar a nível preocupantes.
Filhote com vacina
Ainda que seu mascote tenha sido vacinado, esteja aos sinais comuns à cinomose e e à parvovirose. Isso porque, mesmo vacinados, eles podem desenvolver a doença. A diferença é que seu organismo já estará mais bem preparado para a defesa e menores serão as probabilidades de morte. E havendo diarreia concomitante, não vacile em procurar ajuda.
Verminose
Com ou sem vacina, filhote de cachorro vomitando também pode ser verminose, ainda mais se for desses pegos da rua. Em alguns casos, cursa com tosse e também pelo feio, áspero e seco. Aliás, você desverminou seu mascote antes dos 60 dias?
Mal-estar digestivo
Mesmo que você não seja adepto a dar alimentos de consumo humano para seu cão, ele pode ter roubado um alimento do lixo, por exemplo. Se roubou um pedaço de manteiga, de salame ou comida deteriorada, pode ter passado mal. Sendo assim, explica-se o porquê do filhote de cachorro estar vomitando. E isso é bem comum, mas geralmente basta um dia para voltar ao seu estado normal. No entanto, troca brusca de ração também pode contribuir para vômitos. Sendo assim, faça essa troca de forma gradual para não causar transtornos digestivos.
Espuma branca no vômito do cachorro
Espuma branca no vômito de filhote pode acompanhar o item acima, mal-estar passageiro. Às vezes também é consequência de tosse. Se esse vômito veio depois de um passeio com coleira, esta pode ter machucado a traqueia do seu cachorro. Por conta disso ele tosse, mas tosse tanto que pode vir vômito de espuma branca. Mas preste atenção se forem vários episódios durante o dia porque caracteriza um quadro gastrointestinal. Um deles pode ser doenças infecto-contagiosas, o que é grave.
Quer saber mais sobre espuma branca em vômito de cães clique aqui.
Corpo estranho
Pode acontecer, e não é raro filhote de cachorro engolir “coisas” da casa, em especial peças de brinquedos de criança. Às vezes o corpo estranho fica ali no estômago, incomodando, e pelo vômito é eliminado. Ou não. Isso porque há casos em que o objeto segue intestino adentro. Sendo assim, pode ser expelido via fezes, na melhor das hipóteses, ou trancar em uma alça intestinal, na pior das hipóteses. O quadro pode cursar com diarreia, se está ferindo o intestino, ou total obstrução intestinal. Assim, esteja atento a peças de brinquedos de seu filho soltos pela casa. Essa situação, se complicar, também refere febre e dor abdominal. Se for assim, é considerado emergência, e o animal poderá ter de passar por um procedimento cirúrgico.