Cachorro chorando e coçando o ouvido pode ser muitas coisas, mas vamos começar pela mais comum.
Ácaros
Às vezes é por causa desses bichinhos que começa otite em cachorros. Os ácaros se reproduzem fácil no conduto auditivo dos cães porque tem pelos e é quentinho. São difíceis de visualizar a olho nu, mas sua movimentação é motivo de grande desconforto para o cachorro que mete a pata com vontade orelha adentro. Isso por vezes o machuca, mas ainda assim ele prefere se coçar a deixar o ouvido incomodando. O choro dele vem disso, de estar machucando a si mesmo com seus movimentos. Mas a coceira se mostra irritante demais para manter-se inativo.
Bactérias
O que pode ter começado com ácaros termina em otite, isso deriva da agressão que o pet promoveu a si mesmo. Unhas e patas de cachorros não são um primor no quesito higiene. Na sequência do ataque a si mesmo, pode ter sido inoculada alguma bactéria nos tecidos mais profundos que agora sofrem de infecção. As bactérias, contudo, tem vida própria e podem ter penetrado no ouvido do seu pet independente da presença de ácaros. Problema delas é que podem tomar conta dos tecidos adjacentes ao conduto auditivo e trazer problemas sistêmicos mais graves.
Fungos
Outro senhor problema que dá uma coceira infernal, fungos são invisíveis a olho nu e também se reproduzem no conduto auditivo dos cães. O diagnóstico diferencial costuma ser laboratorial. Alguns fungos, como a Malassezia, são de difícil tratamento e merecem tratamento especifico com várias semanas de duração.
Otohematoma
É uma bolinha gorda que aparece geralmente na ponta da orelha, não no pavilhão auricular do seu cachorro. Mais comum em cães idosos, tem a ver com vasos sangüíneos. Eles se rompem internamente formando uma bolinha mole. Incomoda, e é necessário pequeno procedimento ambulatorial para corrigir a situação.
Bicheira
O cheio de fundo de túmulo, de carne pútrida, denuncia a presença de larvas de Cocliomya hominivorax, a famosa larva da mosca varejeira que pode estar simplesmente entrando cérebro adentro do seu pet via conduto auditivo. Em uma inspeção mais apurada, pode-se ver as larvas se movimentando. Sim, é a maior nojeira, e elas podem não apenas causar surdez, mas outros sérios problemas à saúde do seu animal. Isso inclui danificar o sistema nervoso de forma irreversível. Ademais, não há como remover as larvas sem sedação, é muito doloroso para seu cachorro ter uma área tão sensível pinçada sem tranquilizantes.