Por que cachorros ficam engatados quando cruzam? A explicação é complexa, mas saiba que esse momento dura algo em torno de 5 a 20 minutos podendo se estender por quase uma hora. E nem pense em separar por conta própria cães que estão colados durante o acasalamento! A explicação desse engate está na anatomia do macho e faz parte da fisiologia normal da reprodução dos cães.
Por que cachorros ficam engatados quando cruzam
O que também é conhecido por “nó” tem sua explicação na anatomia do cão. O bulbo, estrutura posterior no pênis do cachorro, uma vez introduzido na cadela, aumenta de 3 a 5 vezes de tamanho. Sendo assim, ele fica “preso” na musculatura vaginal. Sendo assim, passamos a dizer que os cães engatados quando cruzam. Depois disso, o macho passa a perna traseira sobre a cadela, o que chamamos de “giro”, e assim eles ficam em posição oposta um ao outro.
Às vezes eles podem ficar cansados e é quando podem procurar se deitar, o que não compromete o ato. Esse engate pode durar de 5 minutos a uma hora porque a ejaculação do macho é por gotejamento, ou seja, gota a gota, razão pela que é necessário esse engate para que o sêmem não seja perdido. Uma vez concluído o gotejamento, o bulbo começa a voltar ao tamanho normal, quando os animais podem por fim se separar.
Esse engate não é essencial para a concepção, mas auxilia a manter o ejaculado dentro do aparelho reprodutor feminino aumentando as chances de concepção.
Nunca separe cachorros grudados!
Eles podem se ferir bastante se isso acontecer. Não faça isso jamais! Eles vão se desgrudar naturalmente.