Para saber com mais segurança quanto tempo pode o gato ficar em jejum você precisa também avaliar outras questões, a saber:
- qual a idade do gato?
- ele está adoecido há quantos dias?
- ele está tomando água?
- ele é um gato magro?
- ele vai se submeter a um procedimento cirúrgico?
Os quatro primeiros fatores é que vão decidir quanto tempo pode um gato ficar em jejum. Isso porque as 12 ou 24 horas que algumas vezes são solicitadas para fins cirúrgicos podem deixar seu gato com fome, mas ele não vai passar mal nem mesmo morrer por conta disso.
Quanto tempo pode o gato ficar em jejum
Cirurgia
Primeiramente, um gato que vai passar por uma cirurgia pode ficar um dia, dois ou até três sem se alimentar sem ficar muito prejudicado com isso. Cirurgias precisam de jejum para que não haja alimento nas alças intestinais, o que pode dificultar as manobras do cirurgião. Além disso, o pós-cirúrgico pode deixar o gato sem apetite, razão pela qual ele fecha a boca por alguns dias. Sendo assim, não se preocupe se isso chegar a 3 dias, ainda mais se seu gato contava com uma reservinha antes do procedimento. O que ele não pode é ficar desidratado. Converse com o veterinário dele sobre isso.
Gato magro
Para início de conversa, gato magro não pode se dar ao luxo de não comer. Isso porque se precisar de uma cirurgia e ele não tiver reserva, vai emagrecer mais ainda depois do procedimento. Alguns gatos até são magros por natureza, outros já mostram alguns sinais de doença, o que explica sua magreza. Assim, esteja ciente se a magreza do se felino é constituição genética ou falta de saúde. Isso é fator determinante para saber quantos dias pode ficar o gato ficar de jejum.
Idade
Filhote de gato nunca é bom ficar sem comer nada por um dia. Isso porque eles estão em fase de crescimento e precisam de nutrientes. Está certo que gatos nascidos na rua nem sempre encontram alimento, razão pela qual muitos deles sucumbirem em função da desnutrição. Mas mais importante que o alimento, para filhotes, é a água. Isso porque um gatinho pode ficar 3 dias sem comer, mas se ficar 3 dias sem água desidrata a níveis bastante preocupantes.
Doença prévia
Por definição, um gato doente já não se alimenta muito bem. E se de repente seu estado geral piora, ele passa a não comer nada, o que acentua o que antes já não vinha bem. Um gato tem reservas de glicogênio no fígado e também pode contar com a energia extraída da gordura do corpo, o que nada mais é do que uma força extra para essas horas. Mas se ele já não vinha se alimentando bem em função de doença, ele já não conta com reserva alguma para se dar ao luxo de não comer. Para animais debilitados também vale a ressalva da água. Eles não podem ficar dois dias sem água porque já não estão bem. E se não comem, piora tudo.
Ingestão hídrica
Gato que não está comendo nem tomando água está mergulhando em um mar de problemas. Isso ocorre porque sem alimento ele fica desnutrido, podendo estar fraco demais, em termos imunológicos, para se defender. E sem água ele começa a ter alterações no equilíbrio osmótico do corpo, o que também traz malefícios para o rim. Por conta disso, gatos nessa situação não podem ficar 3 horas em jejum, imagine um dia!
Por fim…
Por fim, saber quanto tempo pode o gato ficar de jejum é muito relativo. Sendo assim, procure orientação veterinária. Se seu mascote vai ser operado, o veterinário vai saber informar se ele deve engordar ou emagrecer antes do procedimento. Da mesma forma, se estiver doente, ele terá uma noção, observando a conformação física do paciente, de quantos dias pode o gato ficar em jejum.