Essa é uma das primeiras perguntas de um tutor que adora seu mascote! Quantos anos vive um cachorro? Ele pode chegar aos 20 anos?
Pode, mas é raríssimo e raças gigantes, como Dogue Alemão, jamais atingirão essa idade. Você pode já ter visto animais pequenos, como poodles e pequineses, chegarem a quase duas décadas de vida. Assim como a medicina evoluiu para os seres humanos, também os animais se beneficiaram com as novas tecnologias.
A média de vida de um cão gira em torno de 8 a 12 anos. Isso depende de diversos fatores e tamanho, aqui, é documento. É muito raro você encontrar um Pastor Alemão com 14 anos de idade, mas podem encontrar Maltês com essa idade em freqüência bem maior. Entenda porque é assim que funciona:
Quanto tempo vive um cachorro?
O que vai trazer maior impacto na vida do seu mascote são seus hábitos alimentares e o modo de vida. No entanto, cães grandes acabem sucumbindo de problemas cardíacos e locomotores. Quanto maior o peso, maior o problema na terceira idade. Animal com osteoartrite caminha pouco porque sente dor. Logo, fica mais tempo parado, e se movimentar é importante nessa idade. Já os animais pequenos sofrem menos dessa patologia, se locomovem mais e tendem a ficar dentro de casa sob a atenção zelosa de seus tutores.
Obviamente que não temos condições de evitar doenças em um animal cuja família já tem historia pregressa, como diabetes, cânceres, cegueiras e problemas ósseos. Mas saber da pré-disposição a essas patologias já ajuda bastante porque nós, veterinários, temos como entrar com medidas preventivas.
Conheça alguns dos fatores que podem abreviar a vida de um cachorro:
- obesidade
- alimentação
- genética
- acesso facilitado à rua
- castração
- trocar de tutor e de moradia
1.Obesidade
Cão gordo tem maiores chances de sofrer de problemas cardíacos, renais, hepáticos e diabetes tal qual seres humanos acima do peso.
2. Alimentação
O que você coloca para dentro do organismo do seu mascote é de vital importância na vida dele. Respeite a faixa etária de seu mascote e ofereça rações específicas para sua idade conformação física. Hoje em dia tem ração que ajuda o animal a viver com suas restrições. Sendo assim, peça ajuda ao veterinário para saber o melhor alimento para seu cão. Sua longevidade depende muito disso.
3. Genética
A mãe de sua cadela morreu com câncer de mama aos 9 anos de idade? Converse com o veterinário sobre o que fazer quando já é de conhecimento dos tutores doenças fatais na família do seu canino. Procure saber o histórico familiar do seu mascote.
4. Castração
Um cão castrado é mais caseiro e não se mete em confusões. Cadelas com pré-disposição a desenvolverem câncer de mama tem suas probabilidade reduzidas em 90% quando castradas ainda em tenra idade. Não é regra que animal castrado vive mais, até porque alguns deles ficam tão gordos que sucumbem por outras patologias.
5. Acesso facilitado à rua
Cachorro que pode passear na rua sozinho tem acesso a outros cães, o que sempre é preocupante. Isso porque ele pode adquirir algumas doenças doa animais de vida errante. Não facilite essa porta de entrada e esteja ligado no calendário das vacinas. Saiba de antemão que doenças infecto-contagiosas e atropelamentos são as maiores causas de morte em cães.
6. Troca de tutor e de moradia: situações de estresse
Cães podem sentir muito a ausência do antigo tutor. Da mesma forma, trocar de radia pode ser fonte de estresse para alguns caninos. Evite esse tipo de situação. Às vezes é inevitável, o dono pode ter falecido e a mudança de residência se mostrou necessária. Verifique se a casa oferece distração e conforto para seu mascote e tente manter a antiga rotina dele. cão estressado se alimenta pouco e de forma inadequada, situação que às vezes se reflete na saúde dele. Isso vale também para a atenção dada ao seu animal. Filho novo na casa? Lembre que seu mascote vai ficar extremamente aborrecido por ter perdido sua antiga rotina com seu tutor.
Medidas preventivas
Se você tem um cachorro grande, esteja atento às necessidades dele conforme elas vão surgindo. Digo isso porque cães grandes vivem menos. Se ele tem dores articulares, prepare uma cama macia e evite superfícies duras como o chão. O mesmo cuidado vale para quem tem cães de tamanho menor. Coceira na pele? Olho esbranquiçado? Queda de pelo? esteja sempre de orelhas em pé em tudo o que aparece de diferente no seu mascote pois pode ser fonte de futuros problemas.
Assim, observando e cuidando, você pode atacar o problema ainda em tempo hábil d proteger o seu mascote e contribuindo positivamente para quantos anos vive um cachorro.