
Quer saber se o gato gosta de você? Tem como! Esteja atento aos 12 sinais que eles usam para dizer o quanto te amam!!! Em menos ou maior grau, pelo menos 7 dessas formas de demonstrar afeto estão presentes em sua vida. Descubra quais são elas!!
1.Ronronar
Número um das manifestações de afeto, ronronar ao lado do dono significa que seu pet está confortavelmente “zen”e feliz ao seu lado.
2. Mordidinhas
No meio da “conversa”, ele morde suavemente seu dedo? Saiba que isso é um sinal de cumplicidade que seu bichano traz de seus ancestrais selvagens. Os felídeos brincavam entre eles, quando filhotes e depois das refeições, com pequenas mordiscadas que significam toque sem pressão, um sinal de socialização entre os felinos mais primitivos.
3. Lambidas demoradas
Dentre os sinais para saber se o gato gosta de você, saiba que seu suor é prato cheio para seu bichano ficar muitos minutos “lavando’o rosto, mãos e braços do seu dono.
4. Patas para cima
Outro “assunto” de seu bichano é se deitar de costas e colocar as quatro patas à disposição de brincadeiras com seu tutor querido. Também pode simbolizar submissão de seu mascote a você.
5. Enroscar as pernas
Outras delícia às vezes meio perigosa é o gato se enfiar debaixo das pernas do dono, ainda mais quando ele está com uma bandeja na mão, morrendo de sono e meio trôpego. Mas saiba que esta é uma das principais manifestações de afeto de seu bichano por você.
6. Balançar a cauda
Sim, claro! De um lado para o outro rapidamente com movimentos bem longos.
7. Enfiar o pescoço debaixo do seu
Além de demonstrar um gigantesca confiança no tutor, um gato que se enrosca no pescoço do dono quer estar o mais próximo possível do que ele conhece como objeto de socialização: a boca.
8. Patinhas no seu corpo
Sim, eles fazem carinho, do jeito deles, mas fazem, Aí cada tutor sabe a particularidade do seu gato. Alguns batem com as patas na cabeça, outros no joelho, nariz, brincam com os cabelos. As manifestações se constróem durante a relação construída entre você e seu gato.
9. Trazer presentes
Às vezes é um rato recém-caçado, uma barata morta, mas nos casos mais brandos, um inocente brinquedo de gato. Saiba que gatos de rua tem essa tendência, a de levar sua caça – ou seja, um camundongo – ou seu tutor. Isso não deixa de ser uma forma primitiva de mostrar laços de união: dividir a refeição com você. Vai encarar?
10. Seguir o tutor
É bom mas é ruim. Quando a gente se esquece de alguma coisa e dá meia volta para voltar no quarto, tropeça pelos corredores para não cair sobre o gato que está ali, colado nas suas pernas. Não é por mal, quem gosta quer estar junto, e onde quer que você for.
11. Dormir junto
Outro bom que também é ruim. Às vezes dormir com o gato compromete seu sono porque você não mergulha na fase RAM, mas permanece ali, meio em vigília com medo de esmagar seu gato. Os alérgicos também podem se incomodar com isso, mas para seu gato é muito importante dividir a “toca”com seu amigo.
12. Faz festa quando você chega
Essa também é uma das delícias de se ter um gato em casa e que faz parte do pacote dos 12 sinais para saber se o gato gosta de você. Esqueça o silêncio total por alguns instantes: você está na mira das atenções exclusivas do seu mascote. A vantagem do felino é justamente essa, uma companhia silenciosa que não perturba seu sossego, mas sabe te alegrar quando você põe os pés em casa.
Dica: incentive as manifestações de afeto de seu gato por você.
Leia ainda: