
Por que gatos se lambem? Você pode acreditar que ele está tomando banho, lavando a si mesmo, não é? Mas na verdade, seu pet está passando o cheiro dele para todas as partes do seu corpo. Glândulas existentes ao lado do ânus, além da própria saliva, ajudam a caracterizar o cheiro do felino.
Isso é uma herança de seus antepassados e acredita-se que seja um momento prazeiroso para o felino. No mundo selvagem, eles precisam manter seus territórios bem marcados com urina e odores. Isso não é capricho, mas necessário para deixar outros animais bem longe de seus domínios. Embora em nossos dias vivam sozinhos e sejam donos absolutos do coração de seus tutores, os instintos ainda permanecem. Sendo assim, gatos se lambem como uma forma de exercer seu domínio.
Outras manifestações que seguem essa linha de raciocínio – marcação d territórios – está o fato de eles afiarem suas unhas em superfícies rugosas. Enquanto no ambiente natural as “vítimas” seriam troncos de árvores, no mundo moderno isso se resumiu ao sofá da sua sala.
E por fim, quando o gato está dando mordidinhas em seu dono, lambendo-o ou se esfregando nele, está sendo carinhoso com seu tutor, sim, mas também está se aproveitando o toque para marcá-lo como sua propriedade!!