Gatos se esfregam nas pernas dos donos por duas razões: primeiro porque estão marcando aquilo que é deles, ou seja, o dono; e segundo porque reconhecem aquele tutor como sendo um membro da família dele, da família do gato.
Deu para entender?
Sim, você é o humano dele, e não costuma ser o contrário. Embora alguns gatos sejam pra lá de dependentes de seus tutores, a maioria deles se mantém autônomo neste sentido, isto é, você é meu humano.
Gatos se esfregam nas pernas dos donos por territorialidade
Se o seu gatinho tem afeto por você, se o reconhece como o humano que o alimenta e protege, imediatamente você se torna digno de pertencer ao clã. Sendo assim, ele se esfrega nas suas pernas – e depois no resto do corpo – com afetuosidade, sim, mas aproveita a ocasião para transferir seu cheiro sobre suas roupas, por exemplo, marcando você como algo pertencente a ele.
Mas calma!! Seu bichano não é tão pragmático assim. Na verdade, quando se esfregam nas pernas dos donos, eles também recebem o cheiro deles. Uma família felina se constrói também na base dos odores, na mistura deles. Desse modo, criam-se laços familiares, laços de odores, e animais se comunicam muito mais por odores do que por gestos e sons. Por conta disso vem a esfregação no ser humano, a pessoa na qual ele deposita confiança ao mesmo tempo em que reconhece que tem o que podemos traduzir por laços de pertencimento.
Mas que cheiro do gato é esse que não sinto?
O odor do gato, que nosso nariz não consegue detectar muito bem, é produzido em glândulas que ele tem nas têmporas, na base da cauda e na boca. Os folículos pilosos também contribuem para esta demarcação que passa a ser tudo aquilo que concerne seu universo de valores, e isso pode incluir o tutor, assim como seu sofá preferido. E quando o cheiro começa a arrefecer, é hora de lavar-se novamente. Sabe o que é isso? É aquela hora que o gato começa a “se lavar”. Mas saiba que, nesse momento, ele está, na verdade, distribuindo seu cheiro para todos os pelos do corpo. Depois disso, está na hora de se esfregar e transferir esse odor para pessoas e objetos que lhe interessam.
Embora gatos se esfregam nas pernas dos donos mais por territorialidade do que por afeto, ainda assim é um bom sinal. Isso quer dizer que ele não quer perder aquilo – ou aquele ser – que ele gosta e lhe faz bem. Saiba que um gato só faz isso com quem ele considera uma criatura merecedora desse reconhecimento.