Guia retrátil para cães: melhor não usar.
Aconteceu, e mais de uma vez. A garota entra às pressas na clínica veterinária com as mãos e a camiseta sujas de sangue. Mais um acidente promovido pela guia retrátil para cães. O susto só não foi maior porque atrás dela um bom samaritano trazia nos braços um animal atropelado. E morto. O cãozinho, que cheirava a grama de uma calçada, se aventurou em desceu o meio fio no mesmo instante em que um carro ultrapassava outro passando por cima do quadril do animal que morreu em poucos minutos deixando uma tutora perdida na mais absoluta culpa e indignação.
Guia retrátil é prática e permite ao seu mascote percorrer maior distância sem estar necessariamente sob à vontade de seu tutor em ir para a direita ou para a esquerda. Ele gosta, amplia a plataforma de cheiros e aromas para seu faro incansável, e o tutor também vê com bons olhos seu bichinho desfrutando do passeio, mas até em parques abertos a guia retrátil deve ser usada com cautela. É difícil para o tutor apertar o botão que trava a guia e puxá-la ao mesmo tempo quando vê seu pet em perigo. A aproximação de um cão de maior porte, por exemplo, pode ser impedida rapidamente se seu mascote está do seu lado, mas dificilmente será evitada se ele estiver a três metros de distância do dono.
E tem a questão da rua. A hora de atravessar é sempre problemática, ainda mais se seu mascote não couber no seu colo. Mesmo na faixa de segurança, seu cachorro pode se assustar coma buzina de um automóvel ou até mesmo ter sua atenção desviada por outro animal ou até uma fêmea no cio.
Quanto mais jovem for seu cão, mais perigoso é o uso da guia retrátil. Se faz vocês dois felizes permitir maior liberdade ao passeio de seu pet, procure frequentar locais amplos, como parques e praças, de preferência distante da presença de automóveis e motocicletas. Também se certifique de que os animais de grande porte são mansos, que estão a uma distância segura ou usando focinheiras.
O melhor ainda é seu pet estar bem próximo de você para que o socorro venha de imediato se necessário. Nesse sentido, a leiteira é a melhor solução pois permite que seu pet seja puxado em toda a extensão de seu corpo sem ferir sua garganta.