Normalmente, parto de gato costuma ser tranquilo, mas tem uma hora que pode haver necessidade de saber se ainda tem filhotes na barriga da gata para nascer. O tutor pode ficar com receio de estar sua gata com algum bebê ainda por vir, mas, ficando muito tempo dentro dela, pode trazer complicações ou até mesmo comprometer a vida da parturiente.
Saiba que uma gata pode ficar parindo um dia inteiro. O intervalo entre o nascimento dos irmãos pode variar de 15 minutos a 2 horas, podendo ir a 5 horas sem grandes transtornos. Mas isso sempre com o acompanhamento de um veterinário, profissional que sabe o que está se passando diante dele. Quando nunca se viu isso na vida e de repente tudo pára de uma hora para outra, a dúvida surge. E agora? tem mais filhotes para nascer?
Como saber se ainda tem filhotes na barriga da gata para nascer
Se sua gata ainda mostra contrações, aquele esforço abdominal para expulsar alguma coisa do ventre, pode ser que tenha mais filhotes na barriga para nascer. No entanto, às vezes uma contração serve para expelir placenta. É um tanto complicado explicar pela internet a diferença entre fim de parto, parto tranquilo e parto distócico. Mas aqui mesmo você encontra alguns links de leitura que podem ajudar a te esclarecer.
Alguns tutores ainda podem apalpar a barriga de sua gata para verificar se ainda tem alguma protuberância dentro dela. Coloque uma palma da mão embaixo do ventre, com as costas da mão para o chão, e a outra repouse acima do ventre. Agora tente busque uma mão se encontrar com a outra. Assim, talvez você sinta mais filhotes para nascer. Mas aqui a questão é falta de experiência. Uma bola dura lá dentro não quer dizer muita coisa, uma vez que o útero deve estar grande e dando uma volta nele mesmo dentro da barriga. Se ainda tem filhote vivo, você até pode, nessa palpação, senti-lo se mexer. Mas se está morto é difícil para uma pessoa inexperiente saber se é gatinho ou útero vazio.
Preste atenção na gata
Gata tranquila, bocejando, lambendo as próprias patas e os filhotes é sinal de gata sem dor. E se ela está assim é porque o parto acabou. Ainda vai haver algumas secreções saindo da vagina. Contudo, é pouco provável que você saiba se é resto de parto ou resto de filhote morto na barriga. A dúvida é extinta com o auxílio de diagnóstico por imagem, a ecografia, mas bem é sabido que não existe esse recurso em todas as cidades do Brasil.
Porém, gata apática, quieta em um canto e com febre é um mal sinal que não pode ser negligenciado. E quando isso acontece, você não tem muito tempo para buscar ajuda porque um gato morto dentro dela por mais de dois dias pode complicar a saúde da mãe.
Quer saber mais sobre o que está acontecendo procures esclarecimentos nos links abaixo: