Cadela que não quer amamentar é um grande problema se ela deu à luz. No entanto, se ela não quer amamentar porque os filhotes estão com mais de 50 dias já não é nenhuma novidade. Isso porque os dentinhos dos pequenos estão machucando as mamas de sua mãe. Além disso, a produção leiteira depois dos 40 dias começa a decair, e os filhotes fazem mais força para sugar um leite cada vez mais escasso. Essa etapa da vida dos filhotes é denunciada pela mãe que acaba fugindo deles quando procuram por suas tetas.
Essas são as razões que justificam cadela que não quer amamentar. Mas uma vez que se tenha filhotes recém-nascidos em casa, esse é um problema que precisa ser se não resolvido, pelo menos investigado. Segue abaixo algumas situações que podem orientar o tutor sobre o que fazer.
Cadela que não quer amamentar
Às vezes o que pode estar acontecendo é um problema específico em determinada mama que acaba colocando sua mascote em situação de alerta. Não quer dizer que ela não quer amamentar, ela não quer naquela teta. Como não pode isolar uma mama das 7 restantes, ela foge do ato da amamentação refugando a ninhada inteira.
Bico invertido
Alguns mamilos não tem aquele formato tradicional de pêra. A mama de sua mascote, agora pendular em função da amamentação, precisa ser esvaziada, mas o mamilo não está ajudando muito. Isso às vezes acontece em uma mama, o bico fica “escondido” voltado para dentro dele mesmo. Esse quadro pode ser revertido manualmente por meio de massagens. Se deixar para ser feito com a boca do filhote também funciona, mas pode causar desconforto nos primeiros momentos porque o bico fica vermelho e inchado. Isso vai levar alguns dias para ser revertido e a amamentação nesse teta precisa ser supervisionada. Se causar dor, ela pode fugir dos filhotes.
Mastite
Embora não seja comum em cadelas, pode acontecer de uma mama ter sido ferida a ponto de bactérias terem entrado, via mamilo, e machucarem o tecido mamário. Verifique com o veterinário a saúde das tetas de sua mascote se ela não quer amamentar.
Sensibilidade
É o mais freqüente e dura por pouco tempo. Cadelas de primeira viagem podem ter sensibilidade no bico das mamas que precisam se acostumar com a nova rotina. Dias antes do parto, esfregue a parte interna de casca de banana na ponta dos bicos. Isso vai ajudar.
Cesariana
A cesariana é uma forma anômala de interromper a gestação não reconhecida pelo organismo. Se deixar a natureza seguir seu curso, hormônios saberão o momento de amor sobre glândula mamária e mamilos, mas uma vez atropelados pela cesariana, a cadela pode demorar de algumas horas a dias para produzir leite de forma satisfatória. A boa noticia é que assim que sente a boca de seus filhotes trabalhando em suas tetas, os hormônios começam a agir imediatamente em favor da vida, mas cada cadela tem seu ritmo e pode ser ruim no início em função da dor nos mamilos.
A natureza sempre ajuda
A mãe natureza, no entanto, é saiba e generosa. Mamas ingurgitadas causam desconforto e dor. Sendo assim, o ato de amamentar precisa ser extremamente prazeiroso para que as fêmeas se sintam atraídas em fazê-lo. Tetas vazias causam grande alívio, tanto que as cadelas dormem durante e depois do processo. Se sua cadela teve parto normal e suas tetas estão aumentadas de tamanho, com ou sem bico invertido, ela preciso esvaziá-las e isso faz com que ela passe pelo desconforto inicial até que o organismo se adapte à nova situação.
Prepare as mamas de sua cadela antes do parto.
Ainda que faltem poucas horas, esfregar a parte interna de uma casca de banana nos mamilos de sua cadela já é preventivo. Ligeiras puxadinhas nos mamilos – bem suaves e com óleo mineral – também trabalha a pele que logo receberá bocas ávidas e famintas. Mas remova o óleo com um pano seco depois da massagem. Ele pode ser prejudicial aos filhotes que começarem a mamar.
E nada de pomadas nos mamilos!!!!!
Mamas devem estar adaptadas em no máximo 3 dias. Cadela que não quer amamentar depois disso pode ser problema. Verifique se algum mamilo não está vermelho demais e se ela foge do ato de amamentar.