Independente de você ter culpa no cartório, é bom saber o que fazer quando dá aquela vontade de agradar nosso companheiro. Cada dono conhece uma maneira de deixar seu gato feliz, mas para quem ainda não descobriu as particularidades de seu gato recém adotado, seguem algumas dicas de bem-estar comuns a vários felinos:
1.Distração para seu gato
Gatos precisam ser estimulados, principalmente aqueles de apartamento. Para que ele não eleja o sofá da sala como fonte de entretenimento, deixe solto pela casa brinquedos destinados aos felinos. Isso varia de um rato em miniatura a longos túneis, artefato onde o mascote se esconde e se exercita. Lembrando que panos de tricô e até garrafas pet tem o poder de distrair seu gato. Uma lembrança especial aos brinquedos que possuem a “erva do gato”, o cantil. A substância estimula a zona do prazer diretamente no cérebro dos gatos.
2.Brinque com ele
É muito importante e, diferentemente dos brinquedos, tem a vantagem de interagir ambas as espécies. Laços são reforçados com brincadeiras que se tornam exclusivas da dupla. Além disso, brincar com seu gato promove momento de lazer e relaxamento para ambos. Descubra brincadeiras que desafiem a astúcia de seu mascote. Pode ser uma bolinha presa a uma corda, uma rolha, uma caixa fechada com objetos dentro. Crie seu brinquedo e parta para o ataque!
3.Dê preferência para ele
Mil coisas para fazer na volta do feriadão? Verifique se não pode atrasar mais um pouquinho. Dê prioridade Ao seu bichinho para que ele que ele volte a se sentir seguro e satisfeito. Não faça outra viagem nos próximos dias e isso inclui o final de semana.
4.Respeite a privacidade
Gatos amam ficar em lugares que seus donos não tem o costume de usar. A prateleira mais alta do móvel, a cesta de roupas, o espaço embaixo da cama. Respeite os locais eleitos pelo gato como seus refúgios e finja que não o vê quando ele busca seus momentos de solidão.
5.Comidinha especial
Sachezinho preferido do gato às vezes ultrapassa o orçamento? Verifique se não pode abrir uma exceção dessa vez.
6. Brinquedos novos
SE funciona para crianças há de valer para gatinhos também. O brinquinho preferido, uma bolinha, um gato de pelúcia, qualquer artefato que faça seu gato entender que veio para atendê-lo.
7. Normalidade à casa
Por fim, rapidamente traga de volta a rotina que seu gato estava acostumado.
Bom retorno pra você!