Gatas e cadelas podem ter filhotes de mais de um pai na mesma ninhada, mas isso não é comum, pelo menos não no universo felino. Isso porque a ovulação em cadelas e gatas acontece de forma diferente. Sendo assim, filhotes de mais de um pai pode acontecer com uma freqüência maior na cadela se comparada com a gata.
Isso pode ocorrer mais em cadelas do que em gatas
Enquanto que a cadela ovula seguindo um ciclo estral, a gata, uma vez no cio, precisa da cópula para estimular sua ovulação. Essa particularidade, precisar de estímulo para liberar os óvulos, facilita à gata ter filhos de um mesmo pai, uma vez que seus óvulos serão liberados pela cópula produzida por aquele macho por ela escolhido. Logo, os espermatozóides são dele.
Mas é claro, permitindo a gata acasalamento com mais de um macho, diferentes espermatozóides estarão competindo pelo mesmo óvulo. Contudo, a corrida tende a ser vencida pelos espermatozóides do macho da primeira cópula.
Entenda porque é mais fácil cadelas terem filhotes de mais de um pai na mesma ninhada
Outra coisa que facilita à cadela ter filhos de mais de um pai é que como ela não precisa da cópula para ovular, a gente nunca sabe, sem exames clínicos, o dia em que ela está ovulando. Por conta disso, ela pode ter ovulado no dia 7, 8, 9 ou 12 da data do início de seu ciclo estral. Então, ela pode ter tido um óvulo fertilizado pelo espermatozóide do macho com quem acasalou no dia 6, por exemplo, mas ainda é possível ter filhos do macho que a cruzou no final do período fértil.
Essa possibilidade depende do dia da ovulação e do tempo de sobrevida dos espermatozóides dentro do trato reprodutivo da fêmea, mas é difícil saber qual macho seria o contemplado com maior número de filhos.