Saiba que é bem comum, você escuta aquele grito e vê o cachorro mancando. Conheça alguns sinais de pata quebrada em cachorro e verifique a possibilidade de buscar atendimento veterinário. Mas não se assuste. Se você está querendo saber quais são os sintomas de pata quebrada em cães é porque ele está mancando. Isso porque se fosse uma fratura severa, seu pet estaria, além de pisando em falso, com o eixo da pata diferente daquele que você conhece. Além disso, fraturas feias pode o osso sair para fora da pele e não raro a pata do seu cachorro fica meio pendurada no corpo. Aí corra para buscar ajuda.
O que pode acontecer também é o tutor não presenciar o suposto acidente responsável pelo cachorro que está mancando. E agora, o que fazer? Antes de entrar em pânico, verifique abaixo alguns sinais de pata quebrada em cachorro.
Sinais de pata quebrada em cachorro
Saiba que, dependendo do tipo e local da fratura, nem todos os itens descritos abaixo podem estar presentes, mas a pata do seu cachorro está 100% quebrada quando:
- o eixo da pata saiu do normal;
- o suposto local da fratura está inchado;
- o cachorro urra de dor quando alguém manipula o local.
No entanto, se a fratura não é total, ou seja, se o osso não saiu 100% do local, seu cachorro pode apresentar dor ao toque em uma pata relativamente inchada, mas que ainda mantém seu eixo normal. Isso justifica o animal estar mancando, mas não necessariamente é um sintoma de pata quebrada em cachorro. Lembre-se que dor muscular e em tendões também justificam seu pet erguer a pata e sair mancando. No entanto, havendo outros dos sinais acima mencionados, as chances de seu pet ter quebrado a pata não é pequena.
Alguns pet, raros, permitem o dono manipular a pata ferida. Digo raro porque se quebrada está a dor é enorme. Mas existem cães que permitem ser manipulados. Quando é assim, às vezes até o tutor consegue sentir uma crepitação quando movimenta o osso. Aliás, não é recomendado ao tutor fazer esse tipo de manipulação. Não esqueça que vasos sanguíneos e outras estruturas anatômicas estão envolvidas e podem estar a um triz de romper um vaso, por exemplo.
Quando tempo se pode esperar?
Se seu cachorro está com a pata no lugar, não chora e até consegue fazer um cochilo, você pode esperar um ou dois dias para verificar se o que quer que machucou seu cão não desaparece em 48 horas. Uma queda, um mal jeito pode começar a desaparecer dois dias depois. No entanto, ao persistirem os sintomas, ou a pata do cachorro estiver inchada, vá ao veterinário assim que perceber que os sinais ultrapassaram as 48 horas do início do problema.
Leia ainda: