Quando cachorro machucou a pata e está mancando você deve, primeiramente, observar alguns sinais:
- gritou forte quando se machucou?
- tem sangue o ferimento?
- danificou muito a pele essa injúria?
- está lambendo muito a pata?
- urra de dor se você tocar?
- está gorda ou inchada a pata afetada?
Tudo isso servirá para o veterinário, uma vez apalpando a pata do cachorro, saber se está diante de uma fratura, luxação ou sensibilidade muscular. Se você está longe de atendimento veterinário e quer saber se pode esperar mais algum tempo antes de precisar de ajuda especializada, tenha em mente as seguintes situações:
Cachorro machucou a pata e está mancando, mas não sangra nem tem ferimento
Nesse caso, seu pet pode se machucou internamente. Resta saber se estamos diante de uma fratura, luxação ou distensão muscular. Se seu mascote está aparentemente incomodado, mas sem dor constante, podemos desconfiar que se trata de um quadro muscular, casualmente o mais tranquilo de se tratar. É possível, quando for assim, você ficar em casa e observar o que seu pet está fazendo. Isso porque não é raro eles mancarem por apenas um dia ou dois e já voltarem à ativa. Dificilmente um cão com a [pata quebrada arrisca apoiá-la no chão porque dói muito.
Cachorro machucou a pata e está com ela erguida
Isso não deixa de ser uma variação do que foi descrito no item acima. Só que ao invés de mancar, ele recolheu a pata. Pode ser dor muscular, e seu pet preferiu recolher o membro, ou podemos considerar fratura. Mesmo que tenha sido caso de osso quebrado, não precisa sair correndo para o atendimento veterinário se você ainda não tem certeza de que se trata disso. Pode-se esperar pelo dia seguinte, inclusive é interessante pra ver como se comporta seu mascote. Mas se a dor persistir e a pata estiver inchada, busque ajuda porque pode ser fratura. Ele também pode ter perdido a sensibilidade do dia anterior e começar a mancar lentamente.
Uma bolsinha de água quente colocada na pata nem sempre ajuda seu pet. Isso porque a água pode ajudar a vasodilatar a região, e dependendo da injúria, isso pode não ser benéfico porque promove ainda mais inchaço.
Outras considerações:
- saiba que cachorro que lambe muito o pata machucada pode ter alguma coisa incomodando. Verifique se não há ferimento ou alguma pedrinha debaixo da almofadinha plantar – aquela parte que a pata encosta no chão. Às vezes ele quer remover algo que o está impedindo de andar normalmente.
- pata sangrando sempre é um problema porque pode contaminar, ter pus e células inflamatórias, quadro que exige tratamento mais prolongado. Sugiro, quando houver ferimento, que se busque assistência veterinária. Uma avaliação profissional também é interessante porque afasta o fantasma da fratura. E quanto antes seu pet tomar antiinflamatórios, melhor para ele;
- animal com muita dor ao toque é um sinal que não pode ser negligenciado. Lembre-se de que pata quebrada cursa com dor constante. Se ele está chorando muito, não vacile e procure ajuda;
- Se seu pet está mancando ms aparentemente não está reclamando, provavelmente é uma situação muscular, o que não quer dizer que não mereça tratamento. Um antiinflamatório sempre trará mais conforto quando cachorro machucou a pata e está mancando. Porém, muitas vezes basta um repouso de três dias para que ele volte a caminhar normal.
- Mas tenha em mente que cada dia despertado deve estar o cachorro mancando menos que o dia anterior. Cachorro que mancou durante esses três dias precisa ser melhor avaliado.
- E é claro, não comeu ou está quieto em um canto é porque a dor é latente. Procure ajuda especializada.