Problema auricular irrita qualquer criatura e não é diferente com seu mascote. Prossiga nesta leitura para saber, além do que pode o estar incomodando, o uso de pomadas e tratamento para dor de ouvido em cachorro. Mais saiba de antemão que uma simples água de um banho deixada por mais tempo dentro do pavilhão auditivo do seu mascote pode ter sido a grande responsável por uma avalanche de problemas. Além disso, o quadro pode comprometer a audição dos seu mascote.
Primeiramente, é fundamental saber, junto a um veterinário, qual das patologias aqui lembradas pode ser a causa para a dor de ouvido em cachorro. Isso porque pomadas aplicadas de forma errada ou com princípio ativo inadequado para combater a doença não é apenas dinheiro posto fora, mas um agravante para afetar a saúde auricular do seu mascote.
O que pode estar perturbando o ouvido do seu cão
Sege abaixo as 5 patologias mais comuns que resultam em dor de ouvido em cachorro:
Inflamação em ouvido de cachorro
Essa é feia, e não tente fazer tratamento caseiro porque não funciona mesmo. O ouvido é uma estrutura delicada e escondida, não tem nada que penetre nele tão bem quanto um antibiótico. Lavar um ouvido com infecção às vezes piora tudo porque deixa o local úmido. E água lá no fundo do ouvido só agrava amor do seu cachorro que, acredite, é muito grande. Inflamação no ouvido do cachorro geralmente cursa com pus ou secreção esverdeado. Al;em isso, o cheiro é insuportável. Alguns tipos de fungo podem confundir o diagnóstico, como a Malassezia. Nesse caso, não há nada que você possa fazer sem ajuda de um veterinário. E é serio. Pode comprometer a audição e até mesmo a vida do seu mascote.
Ácaros
Esse bichinho de poucos milímetros de tamanho faz um estrago enorme. Seus passeios pelo pavilhão auricular geram uma coceira danada no cachorro que, de tanto se coçar, acaba machucando de forma mais profunda os tecidos de seu ouvido. Aliás, algumas infecções bacterianas provem exatamente deles, dos ácaros que não foram eliminados de forma correta. Eles se reproduzem, e o cachorro quase arranca a orelha de tanto se coçar e a ferida assim se instala Logo, não negligencie quando seu cachorro come; car a coçar o ouvido. Pode ser o primeiro sinal que algo que pode se tornar muito maior.
Fungos
Algumas espécies de fungo no ouvido do cachorro são osso duro de combater. Você também precisara de tratamento adequado com fungicidas de uso local e oral. E pode levar mais de um mês para você tratar o problema.
Doença autoimune
É raro, só cito aqui para você saber que existe.
Pomadas e tratamento para dor de ouvido em cachorro
O que eu vou escrever a seguir vai funcionar apenas no segundo caso, o dos ácaros. Isso porque se trata de parasitas e podemos ter ainda algum controle sobre eles. Já fungos e inflamações não tem jeito. Você precisa de orientação profissional. Pode até tentar passar uma pomada com antibiótico, mas isso fica por sua conta e risco. Digo isso porque nem sempre ele consegue curar sozinho. Por vezes se mostra necessário atacar dos dois lados, pomadas e antibióticos via oral. Se seu cão é de rua ou de sitio você até pode tentar usar apenas a pomada, mas não recomendo.
E fique tento a cães com orelhas peludas!!!
Se seu pet é daqueles com orelhas cumpridas, como Beagle e Cocker Spaniel, saiba que ele está a meio caminho para desenvolver otites. Por questões anatômicas, esses animais costuma sofrer com isso mais do que outros cães. Estude a possibilidade de fazer cirurgia corretiva na orelha do seu pet se ele tiver mais de três episódios de otite por ano. Abrir o canal auricular auxiliar ventilação e ajuda sensivelmente a conter o problema. Infecções crônicas favorecem reduzir as chances de infecção.
Isso porque a cronicidade do processo compromete o tímpano e consequentemente a audição do seu mascote.