De nada adianta chamar o macho se a cadela saiu do cio. Mas como saber se o cio da cadela acabou? Se você tiver um macho por perto, vai ver que o interesse dele já não é mais o mesmo. Os feromônios que faziam com que tivesse interesse na fêmea já reduziram em quantidade. Consequentemente, o tamanho da vulva já reduziu, o sangramento acabou por completo e agora tanto o macho quanto a fêmea não demonstram mais nenhum interesse um pelo outro.
Considerando que o tempo que dura o cio de uma cadela pode variar muito de uma fêmea para outra, é importante observar alguns sinais que auxiliam o tutor a perceber que o cio de sua cadela está próximo do fim ou até mesmo já extinto. E se estamos falando do primeiro cio de uma cadela, quando se recomenda evitar a gestação, saiba que talvez você se quer perceba que ele teve início.
Protegendo sua cadela de uma gravidez indesejada
Mas se você estava guardando sua cadela dentro de casa com medo dos cães da rua, atenção que o cio pode não ter terminado! Por conta dessa situação é muito importante saber se o cio da cadela já acabou de verdade, isso porque o fato de ela PARAR DE TER SANGRADO não quer dizer que não esteja mais em seu período fértil. Se sua intenção é protegê-la de uma gestação, deixe-a em casa mais 5 dias depois de cessados os sinais de sangramento na cadela. Esse período pós-sangramento é perigoso por algumas horas porque ela ainda pode engravidar. Por tutores não terem experiência nas lides reprodutivas de suas mascotes, melhor é preservar sua cadela – depois que parou de sangrar – por mais 5 dias. A partir disso, o cio da cadela acabou e ela está livre do risco de gestação.
Quando acontece cruzamento indesejado
Se você acreditou que o cio da cadela já tinha acabado e a viu grudada em um cachorro, saiba que ainda há o que fazer para evitar uma gravidez indesejada em cadelas quando isso acontece. O período, no entanto, é bastante curto, menos do que 5 dias, para evitar que a suposta gestação se concretize.
Leia ainda: