Cachorro que lambe as patas até fazer ferida tem explicação e se chama dermatite por lambedura. E a injúria não para por aí. Parece que quanto mais ele lambe – e mais a ferida se alastra -, maior é sua vontade de lamber, não é mesmo? E é bem isso. Muitas vezes é como aquela ferida causada por um mosquito em seres humanos. A partir desse momento, a gente se coça, e mesmo sabendo que as unhas estão abrindo feridas na pele, continuamos nos coçando. Por é mais ou menos isso que está acontecendo com seu cachorro: ele simplesmente não consegue mais parar de se coçar.
A dermatite por lambedura, também conhecida por dermatite psicogênica, abre verdadeiras chagas na pele do cachorro, em especial em suas patas dianteiras, uma região de fácil alcance que ele pode coçar constantemente. O problema por vezes é comportamental de caráter crônico e neurótico que tem meses ou até anos de duração. E não pense que é fácil fazer com que seu pet pare de coçar a área injuriada.
Mas de onde vem isso?
O que se sabe é que muitas vezes o ato de coçar vem de sentimentos como o tédio, a depressão e o nada a mais para fazer. Cães que passam o dia sozinhos em casa são candidatos a desenvolver essa patologia. A explicação de porque cachorro lambe as patas até fazer ferida é cientifica e tem a ver com produção de hormônios. Mas o importante é você saber que essas situações podem desencadear a lambedura.
- chegada de outra pessoa para habitar na mesma casa;
- novo mascote introduzido no lar;
- bebê recém-nascido;
- desentendimentos sérios entre o casal;
- tensão nas relações familiares;
- solidão;
- falta de entretenimento;
- vida monótona;
- qualquer situação que faça com que o mascote seja posto de lado;
- falta de interação com a família;
- animal de guarda que fica preso a correntes longe do contato humano.
Problemas trazidos com cachorro que lambe as patas até fazer ferida
Lamber a ponto de remover os pelos da pele pode afetar a defesa e o delicado equilíbrio da pele. Sedo assim, cães podem começar a ter problemas secundários à dermatite por lambedura, o que inclui ferimentos com pus.
Mas atenção! É muito fácil confundir dermatite por lambedura com outras patologias como fungo e alergia alimentar. Por vezes essas alterações podem causar coceira, e muitas vezes você acredita estar tratando de um problema resultante de lambedura, mas que, na verdade, tem outra etiologia. Por conta dessa ampla gama de problemas que explicam cachorro que se coça muito, é importante você contar com o auxílio de um veterinário para saber toque, de fato, está incomodando seu mascote para então partir para o tratamento adequado.
Saiba ainda que outras situações, como dermatite atópica e picadas de insetos, também podem mostrar quadros semelhantes àquele visto em lambeduras constantes em determinada área do corpo.
Como tratar dermatite por lambedura em cachorro?
O tratamento, saiba, é complexo e pode levar meses para ser concluído. Isso porque fazer com que seu pet pare de coçar a região eleita é um grande desafio. E não basta cobrir a área com gazes e esparadrapos. Seu pet vai arrancar tudo e prosseguir se coçando.
O tratamento instituído pelo veterinário pode conter os seguintes tópicos:
- Medicamentos que inibem a produção de enzimas que promovem o prurido;
- Uso do colar de elizabetano, aquele que parece uma antena parabólica ao redor do pescoço do cachorro;
- Mudança no manejo deverá ser instituída para eliminar o fator estressante na vida do seu pet (se estresse for o caso);
- Isso porque de nada adianta reverter o quadro se a causa estressor continuar presente na vida do seu cão;
- Também é importante lavar a região com produtos terapêuticos indicados pelo veterinário. Eles variam de shampoos de camomila até adstringentes, dependendo do aspecto das lesões;
- Algumas vezes, a administração de antibioticoterapia de uso oral pode ser recomendada.